Secretaria de Agricultura de Marechal Floriano participa de reunião para adesão do município ao SUSAF

Na última quarta feira (02), a equipe da Secretaria Municipal de Agricultura (SEMAG), que atuam nos Serviços de Inspeção Municipal (SIM), junto com secretário de Agricultura, Sérgio Stein, participaram de uma reunião, na Sede do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (IDAF), em Vitória, para tratar da adesão do município ao Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar de Pequeno Porte (SUSAF).

O SUSAF é um sistema que tem por objetivo promover a equivalência entre os Serviços de Inspeção Municipal e o Serviço de Inspeção Agroindustrial de Pequeno Porte (SIAPP), harmonizando os procedimentos de registro, inspeção e fiscalização das agroindústrias de pequeno porte de origem animal do Estado. Na prática, isso significa que a comercialização desses produtores, inicialmente restrita ao município, poderá se estender ao estado.

Além da ampliação de mercado, o SUSAF contribui para o fortalecimento dos serviços de inspeção dos municípios, promovendo o avanço no desenvolvimento da agroindústria de pequeno porte, agregando valor aos produtos, ampliando a renda das famílias. Destaca-se ainda o ganho em saúde pública, com a oferta de alimentos saudáveis e seguros aos consumidores e a prevenção de doenças transmitidas por alimentos de origem animal.

Com informações: Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal (IDAF)