Qualidade e bem estar animal na produção de ovos em Marechal Floriano

Destaque no setor em todo o Estado, Marechal Floriano segue apostando numa tendência da avicultura de postura: o bem-estar animal. O sistema atende ao conceito de criar as galinhas fora de gaiolas.

galinhas“Este mercado mudou e o nosso município tem potencial para suprir a demanda. Grandes redes de supermercados só compram ovos de galinha criada nessas condições”, afirma o secretário municipal de Agricultura, Sérgio Stein, que acrescentou que cerca de 80% da economia do município vem do setor agrícola, tendo como uma das principais atividades a criação de aves.

Para Stein “essa idéia de criar os animais fora do confinamento requer a contratação de mão de obra, o que vai gera mais empregos dentro do município nesse momento frágil do Brasil”.

Sérgio acrescenta que a Prefeitura desenvolve políticas de estímulo a essa produção. “Oferecemos a assistência técnica, captação de recursos junto a órgãos estaduais e federais, além de todo o suporte na regularização de aviários. A conservação das estradas vicinais também faz parte das nossas ações”, salienta.

Sistema Cage-free

O sistema bem-estar ou cage-free (sistema livre de gaiolas) segue as normas estabelecidas pela OIE (Organização Mundial de Saúde Animal). Todas as condições devem ser favoráveis para que o animal esteja livre de fome e sede; livre de desconforto; livre de dor, injúria ou doença; livre para expressar um comportamento normal e livre de medo e estresse. Esse modelo é enaltecido para que as galinhas possam expressar seus comportamentos naturais.