O município de Venda Nova do Imigrante sediará a 15ª edição da Feira Nacional do Agroturismo Rural (RuralTur), maior evento de agroturismo do Brasil. O lançamento oficial do evento aconteceu na tarde desta quinta-feira (15) no Palácio Anchieta, em Vitória, com a presença do governador Renato Casagrande, empresários e outras autoridades. O grande objetivo do Governo é promover o Espírito Santo como destino nacional do agroturismo.

Uma temática amplamente ligada ao sistema de agricultura familiar de todo o país, a sucessão familiar foi abordada no último dia 24 de julho, em Santa Maria de Jetibá, com o curso de capacitação “Sucessão Familiar Rural - Sucessores no Campo”, promovido pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), com o apoio da Associação dos Avicultores do Estado do Espírito Santo (AVES) e da Associação de Suinocultores do Espírito Santo (ASES).

A Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (SEAG) e o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) promoverão, em parceria com a Prefeitura de Marechal Floriano, na próxima sexta-feira (09) o Dia de Campo do Café Arábica. O evento prático acontecerá nas lavouras de café de João Breda, José Stockl e ainda na propriedade de Estevão Denizart Douro.

As parcerias firmadas entre o Instituto capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão rural (Incaper) e o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) ajudam a fortalecer a agricultura familiar no Espírito Santo. Alguns acordos firmados durante a semana de comemoração da agricultura familiar contribuem para o desenvolvimento rural capixaba.

Começa amanhã a VIII Semana Tecnológica do Agronegócio, no Parque de Exposições, em Santa Teresa. Além da feira de negócios, que proporciona ao visitante a compra de serviços e produtos a valores especiais, haverá também a parte técnica, com palestras ligadas ao meio rural.

Entre os dias 1º e 3 de agosto acontece a Feira da Coopeavi (Semana Tecnológica) em Santa Teresa (ES). O evento é aberto a participação dos cooperados mas os moradores em geral são bem-vindos para conhecer as oportunidades de negócios que só os associados têm acesso. Os cooperados presentes, devidamente credenciados, terão a chance de concorrer ao sorteio de uma Ford Ranger em dezembro nas comemorações dos 55 anos da Coopeavi.