O cafeicultor Edmar Busato, de Marechal Floriano, venceu o 15° Prêmio Realcafé/UCC de Qualidade. Essa é a segunda vez que Edmar tem seu café classificado como o melhor do Estado pelo mesmo prêmio. Gabriel Khroling, também de Marechal Floriano, ficou na 3ª colocação. O segundo melhor café eleito foi de José A. D. Romão, de Castelo.

Nos dias 9 e 12 de janeiro a comunidade rural de Marechal Floriano e as vizinhanças estarão compromissadas com a localidade de Victor Hugo, onde acontecerá o Seminário Juventude Rural e Sucessão Familiar, e ainda, a 2ª Festa da Agricultura Familiar da Comunidade de Santo Antônio.

Termina neste domingo (15) o prazo para vacinar bois e búfalos, de todas as idades, contra febre aftosa. Segundo dados do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf), até o momento, foi registrado um percentual de 84% de comprovação de vacinação em todo o Estado.

A Coopeavi acaba de divulgar a lista com os finalistas do 9º Prêmio Pio Corteletti- Arábica e Conilon Especial. Ao todo são 31 cafeicultores ligados à cooperativa na disputa, sendo 17 na categoria Conilon e 14 na Arábica. A cerimônia com o anúncio dos vencedores será realizada no próximo dia 14 de dezembro, às 17h, no Armazém da Pronova, em Venda Nova do Imigrante.

O cenário da cadeia produtiva do cacau e as estratégias para o desenvolvimento do setor foram discutidas durante reunião na Secretaria da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), nesta terça-feira (03). O objetivo é fomentar as ações do comitê gestor para o desenvolvimento econômico, social e ambiental da cultura do cacau no Estado do Espírito Santo.

Focada em aumentar a produção de azeitonas no Espírito Santo e viabilizar a construção de uma agroindústria de beneficiamento do fruto, a Frente Parlamentar em Defesa e Apoio à Diversificação Agrícola, Agricultura Familiar e Orgânica da Assembleia Legislativa irá realizar, nesta quarta-feira (04), em Marechal Floriano, uma reunião com produtores e interessados em implementar a cultura em suas propriedades nas montanhas.

A piscicultura desponta como excelente alternativa de diversificação de renda em vários municípios capixabas. E para capacitar os agricultores interessados na atividade, o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) promoveu eventos técnicos em Colatina e Domingos Martins.