Aconteceu no sábado dia 13, o I Encontro Elas no Agro Capixaba, realizado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Espírito Santo (Senar-ES), com a participação de mais de 600 mulheres ligadas ao agronegócio do Estado. Palestra, roda de conversa, espetáculo de dança, marcaram o evento, que ocorreu na ExpoSul Rural, em Cachoeiro de Itapemirim, em parceria com a Prefeitura Municipal e o Sindicato Rural.

Mais de 70 pessoas participaram do dia de campo da pupunha em Marechal Floriano. A realização foi do Instituto Capixaba de Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) e aconteceu na propriedade do produtor Elizeu Huber. O objetivo da atividade foi apresentar técnicas para o plantio da palmeira.

Com a chegada da Páscoa, agradar o paladar com um chocolate de qualidade é essencial. Pensando nisso, o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) desenvolve atualmente, na região norte do Estado, com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes), uma pesquisa sobre o cultivo do cacau a pleno sol. O estudo pretende aumentar produtividade e a visibilidade do cacau no Espírito Santo, em sistema alternativo de cultivo.

Setenta produtores de palmitos, principalmente da variedade “pupunha”, participaram de um encontro na propriedade rural de Elizeu Huber, em Santa Maria de Marechal. Houve palestras com explicações diversas sobre a cultura do palmito pupunha por técnicos do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (INCAPER).

Marechal Floriano - Conteúdo Patrocinado , 14 Abril 2019

Produtores de Marechal Floriano investem em barragens para ampliar oferta de água

Nos últimos anos, o Espírito Santo sofreu reflexos de uma crise hídrica que assustou, sobretudo, os produtores rurais. O Governo, inclusive, reduziu a burocracia para a construção de barragens com a finalidade de ampliar a oferta hídrica para o uso agropecuário e abastecimento das cidades. Só em Marechal Floriano, são cerca de 150 barragens individuais.

Entre os dias 23 e 26 de abril, o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) promoverá no Centro de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (CPDI-Norte), em Linhares, o Curso Avançado de Avaliação Sensorial de Cafés Arábicas e Robustas.