Ao longo de 62 anos de história, o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) passou por diversas transformações. Uma delas foi a integração entre os trabalhos de pesquisa, assistência técnica e extensão rural. E esta experiência tornou-se exemplo para o estado do Paraná. Na última semana, uma comitiva do Sul do País esteve no Incaper para conhecer as experiências do Instituto.

O Valor Bruto da Produção (VBP) do setor agropecuário, que mede o faturamento da atividade dentro da porteira, deve ter alta de 5,6% neste ano na comparação com 2018. A primeira projeção do ano, feita pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), indica que a receita do setor deve atingir R$ 633,9 bilhões.

O cultivo de uvas caiu no gosto os produtores rurais de Marechal Floriano e região. E para apresentar as alternativas que oferecem mais viabilidade econômica e as técnicas que devem ser seguidas para a produção de uva, suco e vinho, foi realizado o 5° Dia de Campo da Videira, na Vinícola Gardin Rubert, no distrito de Victor Hugo. A iniciativa foi do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) em parceria com o Senar/Faes e os Sindicatos Rurais de Domingos Martins e Marechal Floriano.

O secretário de Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca, Paulo Foletto, se reuniu na tarde desta quarta-feira (13), com representantes da atividade pesqueira do Espírito Santo. Os trabalhadores apresentaram a atual situação da atividade e as dificuldades que enfrentam no setor.

Brasil exportou 3,28 milhões de sacas de café verde, solúvel e torrado & moído em janeiro, alta de 20,8% ante igual período de 2018, informou nesta segunda-feira (11), o Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé). Com os embarques, a receita teve um ligeiro avanço de 0,2%, para US$ 439 milhões.

Os estabelecimentos comerciais e as pessoas físicas que trabalham com produtos ou subprodutos florestais no Espírito Santo têm até o dia 31 de março para renovarem o Registro de Atividade Florestal junto ao Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal (Idaf). O registro é obrigatório e deve ser renovado anualmente.