Sistema da E&L dá suporte à gestão contábil em municípios capixabas

Publicado em 10/05/2017 às 14:51

Compartilhe

Ser uma referência de empresa de desenvolvimento de software e gestão pública não é uma conquista do dia para noite. Reflete o trabalho e o aperfeiçoamento em anos de atuação. Bem consciente disso, o grupo E&L sabe que não pode parar no tempo e se dar por satisfeito onde conseguiu chegar. A empresa vê o aprendizado como contínuo, até porque a gestão pública é dinâmica, assim como o ramo de informática e software.

Na administração pública, um setor essencial é o da contabilidade. Ele tanto é o responsável pelo controle financeiro e dos recursos de um município ou instituição, assim como também é uma ferramenta para a própria transparência do uso dos recursos públicos. O Espírito Santo conta com um sistema que integra as informações contábeis dos municípios junto ao Tribunal de Contas do Estado, que é o Sistema Cidades. E um desafio é a qualificação e uso desse sistema de envios de prestação de contas.

warlen ELDa E&L, que é uma desenvolvedora de sistemas, Warlen Luís Miranda, que também é membro da Comissão de Contabilidade Pública (CCP), explicou sobre a importância da qualificação e da realização de um evento com foco no Sistema Cidades no final do mês passado, que coincidiu com o Dia do Profissional de Contabilidade, 25 de abril.

“Sabíamos da dificuldade dos municípios quanto aos envios e sentimos falta de uma comunicação entre as instituições, contadores, CRCES e Tribunal de Contas. O Conselho Regional de Contabilidade do Espírito Santo (CRCES), com apoio da CCP, fez a mediação entre partícipes para tirar dúvidas sobre questões de treinamentos para a nova plataforma criada, o Sistema Cidades”, explicou.

O evento foi realizado como um Painel: Desafios do envio da prestação de contas via Sistema Cidades. Contou com a participação de 72 profissionais de contabilidade, como contadores públicos de autarquias e prefeituras. A equipe da E&L deu suporte para o evento.

O Painel resultou em um relatório que a Comissão de Contabilidade Pública encaminhará para três entidades: a Associação dos Municípios do Estado (AMUNES), o Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo (TCEES) e o Governo do Estado, tendo em vista o aprimoramento da gestão contábil.

O evento teve uma “inscrição social” para cada participante e arrecadou diversas fraldas geriátricas, que serão doadas posteriormente para uma instituição assistencial credenciada.

 

Veja também

Cafes do ES

Cafés do Espírito Santo vencem o Coffee of the Year 2024

62-dos-navios-para-exportacao-de-cafe-registram-atrasos-em-junho

Quatro novos mercados para produtos brasileiros na China

ipva

Calendário de pagamento do IPVA 2025 é definido

chatgpt

Polícia de Londres realiza explosão controlada de pacote suspeito na Embaixada dos EUA

Hacker cracking the binary code data security

Os 5 principais navegadores antidetecção para 2025

capa

Como gravar áudio do YouTube?

capa

Disco rígido externo não aparece no Windows 10 (dicas de 2024)

capa

Pé de jambo em Santa Isabel é declarado Patrimônio Histórico Ambiental de Domingos Martins