Sinos da Catedral de Notre-Dame tocam novamente após o incêndio de 2019
Publicado em 08/11/2024 às 13:51
Foto: Freepik
Os oito sinos do campanário norte da Catedral de Notre-Dame, em Paris, voltaram a soar na manhã desta sexta-feira (8), mais de cinco anos após o incêndio que destruiu parte do monumento. A catedral, que se prepara para reabrir em 7 de dezembro, testemunhou este momento simbólico pouco antes das 10h30 (6h30 em Brasília), quando os sinos foram acionados um a um por motores.
“É uma etapa muito bonita, importante e simbólica”, disse Philippe Jost, diretor do órgão público responsável pela restauração da catedral, que também participou do evento. “Foi a primeira vez, todos os sinos juntos, desde o incêndio de abril de 2019”, acrescentou Jost, destacando que a catedral gótica se prepara para sua reabertura.
Alexandre Gourgeon, da empresa responsável pela reinstalação dos sinos, também expressou sua emoção. “Ainda não está perfeito, vamos ajustá-los até atingirem a perfeição, mas este primeiro teste já é um grande feito”, afirmou.
Na quinta-feira, testes individuais foram realizados em cada um dos sinos, um processo que marca mais uma fase na reconstrução da catedral, um dos maiores marcos do Ocidente e Patrimônio Mundial da Humanidade, segundo a Unesco.
O incêndio de 2019 danificou o campanário norte, e os sinos que estavam ali precisaram ser cuidadosamente retirados, limpos do pó de chumbo e restaurados antes de serem devolvidos ao seu local original. Cada um dos sinos tem o nome de personalidades históricas da catedral e da Igreja, como o “Gabriel”, que pesa mais de 4 toneladas, e o “Jean-Marie”, o menor, com 800 quilos, dedicado ao cardeal Jean-Marie Lustiger, arcebispo de Paris entre 1981 e 2005. Em setembro, os sinos retornaram à Notre-Dame e foram abençoados em uma pequena cerimônia.
Fonte: G1