Simpósio de Meio Ambiente em Alfredo Chaves reúne comunidade para manhã de mobilização
Publicado em 04/07/2017 às 10:15
Graças a parceria das Secretarias Municipais de Educação (Seme) de Meio Ambiente e Serviços Urbanos (Semasu) e o INCAPER, foi realizado na última sexta-feira (30), o I Simpósio de Meio Ambiente de Alfredo Chaves.
Com o foco na continuidade das ações do “Projeto Benevente Urgente”, o evento que realizado no auditório da Seme, foi elaborado para que acontecesse em Junho, mês dedicado ao Meio Ambiente. Vários representantes municipais desde o poder executivo, o legislativo, instituições financeiras e cooperativas, marcaram presença. O Prefeito, Fernando Videira Lafayette, foi representado pelo vice, Laerte Volponi.
Os trabalhos foram iniciados com uma breve apresentação do projeto e algumas ações já realizadas desde 2015, feito pela pedagoga da secretaria de educação, que faz parte da equipe de coordenação do projeto, Alesandra Paganini.
Na sequencia, a secretária de Educação do município, Lúcia Canal Belmok, falou da importância da mobilização a favor do meio ambiente. “Queremos continuar colhendo frutos de um trabalho gratificante que já começou atingindo alunos, professores, pais e comunidade. Cuidar do meio ambiente é ser humano. Vamos resgatar estes valores que às vezes se perdem ao longo do caminho”, recomendou a secretária.
Na programação técnica, os palestrantes ligados ao Incaper, Cássio Augusto de Souza e Maria da Penha Padovan, trataram respectivamente sobre os temas “Manejo do solo e da água” e “Recuperação de nascentes e corredores ecológicos”.
Antes de finalizar os trabalhos do simpósio, o público assistiu a uma peça teatral com o tema “Educação Ambiental” apresentado por um grupo de professores e alunos da cidade de Marataízes. Também na ocasião premiação dos alunos vendedores do Concurso Fotográfico que trouxe o tema “Da natureza, nada se tira a não ser fotos, nada se deixa além de pegadas e nada se leva além de lembranças.”