Shows, desfile, culinária e decoração celebram imigrantes na Italemanha
Publicado em 26/06/2019 às 14:35
A festa Italemanha, o grande festival cultural de Marechal Floriano chegou. Acontece esta semana entre a sexta-feira (28) até o domingo (30). É o XIX Festival ítalo-Germânico que resgata e celebra a tradições e historias dos imigrantes alemães e italianos que foram chegando à Região Serrana e em outras partes do Estado a partir de meados do século XIX. E essa presença marcou e marca profundamente o povo capixaba, seu modo de ser, seus costumes e tradições.
Além da programação cultural, o grande destaque da Italemanha deste ano, que tem uma expectativa de publico de 30 mil pessoas, é a maratona de shows com astros nacionais da música como Paula Mattos, Lucas Lucco, Sambô, Falamansa e Rick e Renner. Para a criançada tem os alagoanos da trupe do Cazuadinha, direto de Maceió.
A festa é um local de confraternização dos descendentes desses europeus e se abre para a presença do todos interessados, tornando o evento de grande apelo turístico. A secretaria de Cultura e Turismo de Marechal Floriano, Maria Goretti, conta que oito entidades comunitárias e culturais serão responsáveis pelos estandes e barracas da praça de alimentação durante o Festival.
“Nesses espaços os visitantes poderão apreciar a culinária tradicional dos antigos italianos e alemães. Também estarão expostos e disponíveis artesanatos regionais também marcados por essas tradições”, disse.
Um momento forte do Italemanha é o desfile cultural que acontece na manhã do domingo nas ruas do centro rumo ao pátio do evento. “Teremos a participação da comunidade, escolas municipais e estaduais e entidades. Participam famílias da cidade e de fora. Todo mundo paramentado em trajes típicos alemães e italianos e de lavradores. No dia, o desfile estará sendo organizadas as alas”, explicou.
Entre os destaques, uma novidade será o nonno e a nonna italianas e o fritz e a frida alemães, que são tipos de bonecos animados em tamanho real e interpretados por pessoas que vestirão as fantasias. No ano passado, centenas de pessoas de vindas de todas as partes do município e até fora participaram do desfile. O evento também terá arranjos estilizados para as pessoas tirarem fotos e selfies até com o nonno e a nonna e o fritz e a frida.
A cultura dos imigrantes também estará presente ainda nos shows temáticos de grupos e artistas de origem alemã e italiana, além da presença dos grupos folclóricos, de danças. “Entre essas atrações estão grupos como o Brasitália, de Santa Teresa, os Germanos, de Santa Maria de Jetibá e Luciano Daré, de Alfredo Chaves”, elencou Maria Goretti.
Conforme a secretária de Cultura e Turismo, a comunidade também se envolve nesse momento fazendo decoração típica das fachadas das residências e do comércio, além dos prédios públicos, o que deixa a cidade como um todo bem no pique da Italemanha.
Confira a seguir a programação completa da XIX edição do Festival ítalo- Germânico, que celebra as tradições dos imigrantes italianos e alemães que chegaram e deram forma para a região a partir de meados do século XIX.
Dia 27/06 (quinta-feira)
Pré-evento (Esquenta do Italemanha)
20h – Escolha das Rainhas e Princesas
22h – Show de talentos do município
Dia 28/06 (sexta-feira)
19h30 – Show com Banda Brasitália (cultural)
21h30 – Show com Paula Matos
23h55– Show com Lucas Lucco
Dia 29/06 (sábado)
19h – Apresentações culturais
19h30 – Show com Os Germanos (cultural)
21h – Show com Sambô
23h30 – Show com Falamansa
01h30– Pommern Mekas (cultural)
Dia 30/06 (domingo)
09h30 – Desfile da Imigração
11h – Abertura dos estandes
12h – Show com Luciano Daré
16h – Show infantil com Banda Cazuadinha
18h – Apresentações culturais
20h – Show com Ernesto Mathias
22h – Show com Rick e Renner