Gastronomia
Shakshuka
Publicado em 19/01/2024 às 11:57
Esta preparação é de origem israelita, porém a Turquia também se intitula criadora dela. Enfim, não importa: venha de onde vier, é uma delícia!
Para nós, do Estado do Espírito Santo, nada mais é do que uma “moqueca de ovo”! E favor não confundir com a moqueca baiana, que leva azeite de dendê e leite de côco.
A nossa, não: é preparada com azeite de oliva e tintura de urucum (o colorau é feito com as sementes do urucum, então não é nenhum pecado utilizá-lo!).
No México são denominados “Huevos Rancheros”, servidos, normalmente, no café da manhã. Na Itália chamam de “Le Uova In Purgatorio (Ovos no Purgatório, porque, não sei)”…
Comece preparando o caldo onde os ovos serão cozidos: numa frigideira, ou panela de barro, frite em azeite uma colher de sopa bem cheia de tintura de urucum ou de colorau em pó, e meia colher de tempero caseiro de alho e cebola.
Em seguida adicione 4 cebolas médias picadas e deixe “suar”. Quando estiverem macias, adicione 6 tomates bem maduros picados em pedaços não muito pequenos, e deixe-os cozinhar até que soltem todos seus sucos e formem um belo caldo.
Tempere com sal e pimenta (biquinho ou outra qualquer, a seu gosto, bem picada) e, com muito cuidado, quebre 4 a 6 ovos, um de cada vez, num recipiente e despeje, carinhosamente, no caldo, de modo que não se juntem.
Tampe a panela e deixe cozinhando até que as claras estejam firmes e a gema quase cozida.
Estando pronto salpique salsinha e cebolinha picadas e sirva acompanhado de arroz branco.
Bom apetite!