Sete governadores estarão em Pedra Azul para o encontro do Consórcio de Integração Sul e Sudeste
Publicado em 06/08/2024 às 16:17
Texto e foto: Julio Huber
O Espírito Santo irá sediar, a partir da próxima quinta-feira (08), a 11ª edição do Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud), na região de Pedra Azul, em Domingos Martins. O encontro segue até sábado (10), com uma vasta programação.
Esta será a segunda vez que o Espírito Santo recebe o encontro de governadores e gestores dos sete Executivos estaduais. O Cosud Pedra Azul terá como temas centrais a necessidade de adaptação às mudanças climáticas, a reforma tributária e a continuidade do debate das edições anteriores sobre a segurança pública.
A abertura do encontro terá a participação do ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, além dos sete governadores do Sul e do Sudeste: Renato Casagrande (ES), Tarcísio de Freitas (SP), Cláudio Castro (RJ), Romeu Zema (MG), Eduardo Leite (RS), Jorginho Mello (SC) e Ratinho Junior (PR).
A participação neste evento é exclusiva para gestores convidados dos estados integrantes do Cosud. A programação do encontro conta ainda com 14 grupos de trabalho (GTs), que acontecerão em pontos diferentes da região turística capixaba. Os temas a serem debatidos, serão:
1 – Agricultura e pecuária
2 – Defesa Civil e Meio Ambiente
3 – Desenvolvimento econômico, parcerias e fomentos
4 – Direitos Humanos, juventude e política para as mulheres
5 – Educação
6 – Esportes
7 – Governança, procuradoria e planejamento
8 – Infraestrutura, logística e desenvolvimento urbano
9 – Inovação e governo digital
10 – Saúde
11 – Segurança
12 – Turismo
13 – Fazenda, previdência e controladoria
14 – Cultura
COSUD – O Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud) foi criado em março de 2019 para fortalecer a cooperação entre os Governos de ambas as regiões e assim impulsionar ações socioeconômicas e ambientais em prol do Brasil.
As áreas de meio ambiente, segurança pública, assistência social, cultura, infraestrutura, saúde, esporte, turismo, mobilidade, educação, desenvolvimento econômico, inovação, tecnologia e eficiência na gestão estão entre os temas discutidos.
Estes e outros assuntos são pauta da mobilização dos governadores e gestores dos sete estados envolvidos: São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina.
Estes estados acolhem mais de 114 milhões de habitantes, o que corresponde a 56,5% dos brasileiros. Além disso, representam 70% do Produto Interno Bruto (PIB) nacional, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).