Sesa alerta para baixa adesão às campanhas de vacinação contra Gripe e Sarampo

Publicado em 14/05/2022 às 10:40

Compartilhe

vacinacao-de-gripe-e-saranpo

A menos de um mês para o fim da 24ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza e da 8ª Campanha Nacional de Seguimento e Vacinação de Trabalhadores da Saúde contra o Sarampo, a Secretaria da Saúde (Sesa) alerta para a baixa adesão dos grupos prioritários, em especial aqueles que com metas vacinais a serem alcançadas. A baixa cobertura vacinal em crianças em ambas as campanhas é um dos destaques.

Mesmo com a antecipação da imunização no Espírito Santo e com a possibilidade de receberem as doses ao mesmo tempo, pouco mais de 18% da população infantil de seis meses a menores de 5 anos foi imunizada para Influenza e 17% contra o Sarampo.  A expectativa, segundo estimativa do Ministério da Saúde, é que 253.097 crianças nesta faixa etária sejam imunizadas ou que se cumpram a meta estabelecida pelo órgão federal de 90% de cobertura vacinal para gripe e 95% para sarampo. As campanhas acontecem até o dia 03 de jnho.

A coordenadora do Programa Estadual de Imunizações e Vigilância das Doenças Imunopreveníveis da Sesa, Danielle Grillo, reforça a importância da adesão da família e responsáveis neste momento.

“A vacina ajuda a reduzir complicações das doenças nos grupos mais vulneráveis. Para a Influenza, crianças, idosos, trabalhadores da saúde, gestantes, puérperas, professores povos indígenas têm metas a serem alcançadas, justamente por serem grupos que precisam desse cuidado. Estamos no período sazonal de doenças respiratórias e se faz ainda mais importante a participação de todos”, disse.

A melhor cobertura até o momento para Influenza, mas ainda abaixo do ideal, é do grupo de idosos acima dos 60 anos, com 46,1%. Os trabalhadores da saúde, que iniciaram a imunização no mesmo período que os idosos, no dia 23 de março, somam 38,7%.

Para gestantes e puérperas, que iniciaram no dia 26 de abril, as coberturas são de 10,7% e 6,4%, respectivamente. E para povos indígenas e professores, grupos com metas vacinais que deram início no último dia 03 de maio, são de 8,9% e 2,3% respectivamente. Em relação ao Sarampo, apenas o grupo infantil há meta vacinal, não sendo válido para os trabalhadores da saúde.

“Outro aspecto importante, em relação ao Sarampo, é que ao alcançarmos as metas anualmente é um trabalho conjunto para recebermos a recertificação da doença no país, como tínhamos até 2019. Éramos um país livre da doença e as baixas coberturas vacinais impactam diretamente na circulação desse vírus altamente contagioso e que pode levar ao óbito”, ressaltou Danielle Grillo.

Estimativas de doses aplicadas não alcançam média ideal

O Espírito Santo antecipou as campanhas de Influenza e Sarampo em relação às datas definidas pelo Ministério da Saúde aos grupos com metas vacinais, entretanto mesmo com dias a mais no calendário, as estimativas de doses aplicadas seguem abaixo da média.

Para as crianças, prioritárias em ambas as campanhas, a média para alcançar ao menos 90% da cobertura vacinal seria 5.840 doses por dia. Atualmente são aplicadas cerca de 2.960 de Influenza e 2.690 de Sarampo por dia.

Para os idosos, a média ideal de 7.300 doses por dia para contemplar os 90% do grupo contrapõe à média de pouco mais de 5.470 doses aplicadas diariamente. Já as puérperas têm a menor média atual de aplicação, com cerca de 26 doses por dia, quando o ideal para contemplar a cobertura vacinal de 90% seria de aproximadamente 150 doses/dia.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Sesa

Veja também

estragos-manifestacao_mcamgo_abr_090120231818-26_0

Anielle e Lula expressam pesar pelas mortes no acidente na Serra da Barriga

idosos sou feliz

Campanha “Adote um Idoso – Sou Feliz!” incentiva a doação de presentes de Natal

capa maximo  Foto Julio Huber

Imigração Italiana ganha documentário que será lançado em seminário de turismo

congresso internacional sobre AVC

Espírito Santo é destaque em congresso internacional sobre AVC na Colômbia

top view of various vegetables red cabbage cauliflower green onion lemon and tomatoes on on rustic background

Saúde amplia em mais de 159% incentivo para ações de alimentação e nutrição

vaca brasileira mais valorizada

Vaca brasileira chega a R$ 24 milhões e é considerada a mais valorizada do mundo

Cafes do ES

Cafés do Espírito Santo vencem o Coffee of the Year 2024

62-dos-navios-para-exportacao-de-cafe-registram-atrasos-em-junho

Quatro novos mercados para produtos brasileiros na China