Serviços gratuitos destinados à mulheres são ofertados nesta quinta-feira (20) em Marechal Floriano

Publicado em 20/04/2023 às 14:26

Compartilhe

Servicos-gratuitos-destinados-a-mulheres-sao-ofertados-nesta-quinta-feira-20-em-Marechal-Floriano

Texto e fotos: Cícero Modolo

Segue até às 16 horas desta quinta-feira (20), em Marechal Floriano, os atendimentos gratuitos realizados no “Ônibus Rosa”, ação que faz parte do projeto Cidadania da Mulher. O ônibus está estacionado na Praça José Henrique Pereira, no Centro do município.

O projeto é uma realização da 20ª Subseção das Montanhas da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-ES), com sede em Domingos Martins, por meio da Comissão da Mulher Advogada, e promovido pelo Tribunal de Justiça do Estado do Espírito Santo (TJ-ES). A Prefeitura de Marechal Floriano é parceria da ação no município.

No ônibus são ofertados diversos serviços ao público feminino, dentre eles: serviços de saúde, regularização do Cadúnico, atendimentos personalizados com psicólogas e assistentes sociais, atendimento com advogados, cursos para geração de renda e a retirada da 2ª via de documentos.

O advogado Vinícius Coutinho, presidente da 20ª subseção da OAB no Espírito Santo, destacou a importância da iniciativa. “Esse é um projeto idealizado pelo Tribunal de Justiça, com apoio da Prefeitura e da nossa subseção da OAB. Nossa região de colonização alemã e italiana infelizmente possui uma forte tradição machista, e a violência doméstica está aqui, não é diferente de outros lugares do Brasil. A iniciativa, que tem também cunho pedagógico é muito importante no combate à violência contra as mulheres. Por essas razões, pretendemos retornar mais algumas vezes por ano na região”, acrescentou.

Advogada na comarca de Marechal Floriano, Rosiane Costa de Araujo ressaltou a importância da participação das Secretarias no projeto. “As Secretarias estão hoje ofertando vários serviços voltados para as mulheres que sofrem violência doméstica. Nós viemos acolher mulheres que estejam vulneráveis, que estejam sofrendo violência doméstica, no intuito de dar suporte psicológico. Aqui temos os profissionais do Creas e do Cras, temos psicólogos, assessoria jurídica e oferta de exames, para avaliar as necessidades dessas mulheres”, destacou.

Dedicada à assistência social, Hortência Pagung informa que um dos objetivos é levar conhecimento a mulheres que sofram violência. “Vivemos em uma sociedade altamente machista e patriarcal e por muitas vezes, algumas mulheres nem conseguem entender que estão no clico de violência, então, estamos aqui hoje para contribuir e mudar a realidade delas”, afirmou.

Tendo um importante papel no projeto, a servidora do TJ-Es Maria Inês Martins Veltri Costa explica mais o método de conscientização utilizado no projeto. “A gente trabalha também com cartilhas, com violentômetro e com assediômetro. O trabalho que fazemos é perguntar se a mulher sabe sobre a violência doméstica, se conhece a Lei Maria da Penha”, explicou.

Ela ainda informou que é realizada uma conversa com as mulheres. “A violência começa de uma forma muito sutil, e muitas pessoas não conseguem identificar o que ela é. Temos além da violência física, a psicológica, a patrimonial e a violência sexual, então o objetivo do ônibus é mostrar que há varias violências, porque às vezes as mulheres que passam por essas situações não são capazes de enxergar que estão inseridas nesse meio”, declarou.

Veja também

Imagem do WhatsApp de 2024-11-26 à(s) 17.50.51_4f14114f

Hugo Luiz anuncia nome de secretários de sua gestão em Alfredo Chaves

prefeitura-de-marechal-floriano

Prefeitura de Marechal Floriano conquista ouro em Programa Nacional de Transparência Pública

prefeitura DM

Domingos Martins conquista ouro em programa que avalia transparência pública

Imagem do WhatsApp de 2024-11-26 à(s) 15.21.32_50ce5226

O tempo segue instável e sem chuva em todo o Espirito Santo na quarta-feira (27)

Imagem do WhatsApp de 2024-11-26 à(s) 11.35.29_451bd72f

Técnica de enfermagem interrompe viagem e ajuda a salvar motorista acidentada

CAPA

Atrações de Natal terão até neve artificial em Domingos Martins

20231102_134202

População da Amazônia Legal receberá 22 mil títulos de propriedades

destaque_cop29

Acordo de financiamento climático da COP29 é considerado insuficiente por ambientalistas