Seminário de turismo une experiências de Bento Gonçalves, São Paulo e Espírito Santo

Publicado em 18/11/2024 às 13:47

Compartilhe

Imagem do WhatsApp de 2024-11-18 à(s) 10.49.39_80735605

Texto: Julio Huber / Fotos: Divulgações

Transformando o turismo em experiências, inspirações e negócios. Esse é o tema do VI Seminário de Fortalecimento do Turismo nas Montanhas Capixabas, que este ano será realizado no município de Venda Nova do Imigrante, no dia 27 de novembro, cidade que tem o título de Capital Nacional do Agroturismo.

Conectando histórias de sucesso no turismo nacional e buscando apontar soluções para o enfrentamento de problemas do setor, o evento receberá especialistas que debaterão sobre como tornar o turismo cada vez mais rentável para quem atua na área, por meio de ideias que podem ser colocadas em prática com a união de empresários e gestores públicos.

Um dos cases de sucesso que serão apresentados no seminário vem da cidade de Bento Gonçalves, no Rio Grande do Sul, conhecida por seus vinhedos. Mas, conforme o empresário e ex-secretário de turismo do município, Davi Da Rold, que atualmente exerce o mandato de vereador no município, a experiência turística de Bento Gonçalves vai muito além da produção de uvas e vinhos. Davi será um dos palestrantes do Seminário Fortalecimento do Turismo nas Montanhas Capixabas.

“O turismo de Bento Gonçalves é formado pelas vinícolas e muito mais. Foram nas pequenas propriedades que o turismo rural começou. Muitas se transformaram em importantes vinícolas, e outras mantém suas características familiares. A produção de tomate se transformou em um negócio turístico. Um produtor de morangos criou um sistema em que o visitante paga um valor, e vai para o meio da plantação com uma lata de leite condensado e come morangos à vontade. Esses são alguns dos inúmeros exemplos de sucesso que temos em Bento Gonçalves” adiantou Davi, que é formado em Ciências Políticas e Economia na Inglaterra.

Outro convidado do Seminário é o administrador Toni Sando de Oliveira. Ele já atuou no mercado financeiro em operações, marketing e produtos, e já foi gerente geral de marketing para a América do Sul no Grupo Accor. Atualmente é o presidente da Fundação 25 de Janeiro – São Paulo Convention & Visitors Bureau e presidente da União Nacional dos CVBs e Entidades de Destinos (Unedestinos).

Toni, que também é membro da Academia Brasileira de Eventos e Turismo, dos Conselhos de Turismo Nacional, Municipal e Estadual de São Paulo e 1º vice-presidente do Latinoamérica y El Caribe Convention & Visitors Bureau, vai falar sobre o poder do associativismo e da união para a comercialização de um destino. Ele dividirá o palco com o empresário Valdeir Nunes, fundador do Hotel Fazenda China Park e presidente do Montanhas Capixabas Convention & Visitors Bureau (MCC&VB).

Durante um dia inteiro de programação, serão apresentados cases de sucesso no turismo capixaba, com o objetivo de inspirar empresários e levar ideias a quem atua na área. O secretário estadual de Turismo, Phelipe Lemos, participará do evento e vai apresentar as estratégias de marketing e de comercialização para o turismo capixaba e falar dos planos do governo para 2025.

A gestora do Polo Sebrae de Turismo de Experiência, Renata Vescovi, vai falar sobre como essa modalidade que têm crescido no país. Ainda sobre o tema, Vinicius Corbellini, sommelier profissional e sócio-proprietário da vinícola Vale do Tabocas, de Santa Teresa, vai contar a sua história. Seus vinhos produzidos em terras capixabas venceram prêmios nacionais e a sua propriedade virou referência em turismo de experiencia.

A participação do evento é gratuita, mas é preciso realizar um cadastro (link abaixo). As inscrições são gratuitas e podem terminar a qualquer momento. O seminário é realizado pelo MCC&VB, com organização da empresa Nova Comunicação e apoio da Secretaria de Estado de Turismo (Setur), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresa (Sebrae), Sicoob, Senac e Pousada Altoé da Montanha.

VI Seminário de Fortalecimento do Turismo das Montanhas Capixabas

Tema: Transformando o turismo em experiências, inspirações e negócios

Data: 27 de novembro (Quarta-feira)

Horário: 8h às 17h

Local: Auditório do Senac, Venda Nova do Imigrante

Inscrição: https://forms.office.com/r/sYqTTwcAes

Participação: Gratuita (vagas limitadas)

PROGRAMAÇÃO

8h – Credenciamento e café de boas-vindas

8h30 – Abertura e fala das autoridades

9h – Painel: O poder do associativismo e da união para a comercialização de um destino

Toni Sando de Oliveira – Presidente do São Paulo Convention & Visitors Bureau e da Unedestinos. É membro do Conselho de Turismo Nacional e vice-presidente do Latinoamérica y El Caribe Convention & Visitors Bureau. Foi gerente de marketing do grupo Accor na América do Sul

Valdeir Nunes – Presidente do Montanhas Capixabas Convention & Visitors Bureau e diretor do Hotel Fazenda China Park

10h – Painel: Estratégias de marketing e de comercialização para o turismo capixaba

Phelipe Lemos – Secretário de Turismo do Espírito Santo

Karoline Rodrigues Moreira – Gerente de Marketing Turístico da Setur/ES

10h40 – Plano de ativação de marca das Montanhas Capixabas

Andreia Rosa – Diretora-executiva do Montanhas Capixabas Convention & Visitors Bureau

11h20 – Lançamento do documentário Tutti Buona Gente – A saga italiana nas Montanhas Capixabas

11h50 a 13h40 – Almoço

13h40 – Apresentação Cultural

13h50 – Sicoob

14h00 – Cases de sucesso do turismo capixaba

14h30 – Turismo de experiência

Renata Vescovi – Gestora do Polo Sebrae de Turismo de Experiência

Vinicius Corbellini – Sommelier profissional e sócio-proprietário da vinícola Vale do Tabocas, de Santa Teresa, vencedora de prêmios nacionais e que virou referência em turismo de experiencia

15h20 – Cursos Senac

15h40 – Painel: Bento Gonçalves: o turismo de experiência muito além das vinícolas

Davi Da Rold – Formado em Ciências Políticas e Economia na Inglaterra, foi secretário de Turismo de Bento Gonçalves (RS), é vereador no município e sócio-proprietário do restaurante Enoteca 75

16h30 – Encerramento com sorteios e comemoração com atração típica italiana de Venda Nova do Imigrante

Veja também

WhatsApp Image 2024-12-20 at 12.18.12

O Governo do Estado destina 13 milhões para revitalizar a Rota dos Lagos, promovendo o desenvolvimento econômico de Venda Nova do Imigrante e Castelo

1110821-tanrg_abr_04032018_7161_1

Ator Ney Latorraca morre aos 80 anos no Rio de Janeiro

49690

Avião com 67 pessoas a bordo cai no Cazaquistão

horta na cidade

Uma fazenda no coração da cidade

programa agrinho

A educação que semeia sonhos e transforma o campo capixaba

ovos com data de validade

Ovos deverão ter data de validade na casca em 2025

mais acesso a especialistas

Mais Acesso a Especialistas tem quase 100% de adesão dos municípios brasileiros

acidente_teofilo_otoni03

Motorista de carreta envolvida em acidente se apresenta à polícia