Seminário de Turismo Capixaba debate o rumo do setor após a reforma tributária
Publicado em 23/11/2023 às 14:06
Texto: Fabrízia Klippel/ Foto: Freepik
O Espírito Santo Convention & Visitors Bureau irá promover, amanhã (24), o Seminário do Turismo Capixaba. O evento gratuito será realizado no Plenário Dirceu Cardoso, na Assembleia Legislativa do Espírito Santo, entre 9 e 12h. De acordo com os organizadores, o seminário irá debater a importância do segmento de turismo para o desenvolvimento do Espírito Santo e do país no pós-reforma tributária.
Nomes importantes do setor serão os palestrantes e abordarão diversos temas relevantes do turismo e a importância do setor. Renan Melo Dell Aglio, market team manager da Booking.com irá abordar as tendências de viagens. Já Toni Sando, presidente da Unedestinos, demonstrará a importância dos eventos no desenvolvimento econômico do Estado.
Outro palestrante será o secretário executivo da Câmara Empresarial do Turismo da Federação do Comércio do Espírito Santo (Fecomércio), José Antonio Buffon. Ele ressaltará a importância do turismo para o desenvolvimento do país e do Estado após a reforma tributária.
O Seminário do Turismo Capixaba tem o apoio da Assembleia Legislativa do Espírito Santo, por meio do deputado estadual João Coser, do Sindicato de Hotéis e Meios de Hospedagem do Estado do Espírito Santo (SindiHoteis/ES), do Sindicato dos Restaurantes, Bares e Similares do Espírito Santo (Sindbares), da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) e da Unedestinos.
REFORMA TRIBUTÁRIA – Com a reforma tributária, as agências de viagens, companhias aéreas e as operadoras de turismo foram incluídas no rol das atividades econômicas que terão regime específico de tributação, com alíquota diferenciada, conforme consta no relatório final da Reforma Tributária, apresentado no Senado Federal.
Durante os últimos meses, o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, esteve presente no Congresso Federal em diversas oportunidades negociando com os líderes de bancadas, para que os setores do turismo fossem incluídos entre os beneficiados com carga tributária reduzida.
“Eu agradeço ao senador Eduardo Braga, seu relatório é resultado de muito diálogo. Essa é sem dúvidas uma vitória de todo o setor de turismo brasileiro, que se mobilizou e veio à Brasília dialogar com o governo e com o Congresso. Nós institucionalmente atuamos para que esses argumentos fossem considerados, e prevaleceu o entendimento correto de que o turismo é exportação de serviços, e precisa ter o tratamento tributário adequado para não perder competitividade internacional”, destacou.
Serviço
Evento: Seminário do Turismo Capixaba
Quando: 24 de novembro (sexta-feira)
Horário: 9h às 12h
Onde: Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Plenário Dirceu Cardoso)
Inscrição: clique aqui