Semana Nacional de Prevenção Contra Incêndio começa nas montanhas
Publicado em 03/07/2017 às 12:56
O Corpo de Bombeiros Militar do Espírito Santo (CBMES) realizará, até o dia 9 de julho, a “Semana de Prevenção Contra Incêndio 2017”. As atividades fazem parte das comemorações do Dia do Bombeiro Brasileiro, celebrado ontem (02).
Durante a semana serão desenvolvidas diversas atividades, e o 4º Batalhão Corpo de Bombeiros Militar do Espírito Santo, localizado em Marechal Floriano, está preparando ações para toda a semana nas montanhas.
Entre as ações se destacam campanhas educativas, que consiste em panfletagem e visita a estabelecimentos e edificações com intuito de orientar seus proprietários e usuários de como utilizar os equipamentos de incêndio da edificação.
Também haverá vistorias de fiscalização educativa em supermercados. Vistoriadores da Seção de Atividades Técnicas farão visitas, de caráter educativo, a supermercados da região de montanhas, com o objetivo de orientar seus responsáveis quanto às medidas necessárias de segurança para sua edificação.
Druante a semana também serão feitas demonstrações técnicas, com exposição de equipamentos, viaturas e materiais, além de demonstrações técnicas relacionadas com a atividade de bombeiro.
Confira a programação nas montanhas
Dia 03/07 – Vistorias de fiscalização educativa em supermercados de vários municípios da região de montanhas capixabas.
Dia 04/07 – Campanha educativa e demonstração técnica na Escola Estadual Teófilo Paulino, em Domingos Martins.
Dia 05/07 – Campanha educativa em Venda Nova do Imigrante.
Dia 06/07 – Campanha educativa e demonstração técnica na Escola Estadual Emilio Oscar Huller, Marechal Floriano.
Curiosidade
A profissão de bombeiro é muito antiga no País. Em 02 de julho de 1856, o Imperador D. Pedro II assinou o Decreto Imperial nº 1.775, que regulamentava, pela primeira vez no Brasil, o serviço de extinção de incêndios. Desde então, muitas vidas foram salvas.
No Estado do Espírito Santo, a profissão foi regulamentada em 26 de dezembro de 1912, por meio da Lei nº 874. Na ocasião, foi criado oficialmente o Corpo de Bombeiros Militar do Espírito Santo pelo então Presidente do Estado, Marcondes Alves de Souza, com um efetivo de 13 integrantes.
A data de comemoração ao Dia Nacional dos Bombeiros foi instituída pelo Decreto n.º 35.309, de 02 de abril de 1954, do então Presidente da República, Getúlio Vargas.