Sem solução, lixo continua a incomodar em Domingos Martins
Publicado em 19/02/2018 às 20:10
Depois de abordar os seis meses da retirada dos latões de lixo, por parte da prefeitura de Domingos Martins, com várias opiniões de moradores, o portal Montanhas Capixabas continua recebendo diversas reclamações de martinenses com relação a recolhimento de lixo no município.
Na última quinta-feira (15), uma moradora da rua Heinrich Schellenz, enviou, para a reportagem do portal Montanhas Capixabas, uma foto em que é possível visualizar um caminhão Mercedez Benz, de cor azul, recolhendo o lixo seco numa espécie de “casinha” de madeira.
De acordo com a moradora, à medida que o coletor, que estava no veículo, retirava o lixo da casinha, aquilo que em tese não serviria para a reciclagem, era deixado no chão. A reportagem do portal, no mesmo dia, entrou em contato com a Prefeitura de Domingos Martins, por meio de sua assessoria de comunicação, mas não obteve respostas.
Um dia depois, na quinta-feira (16), a mesma moradora nos enviou uma nova foto e disse que o lixo que havia sido deixado no chão, foi recolhido, porém, ela notou que a estrutura da “casinha”, onde se jogava o lixo do tipo seco, foi modificada. Segundo ela, não havia mais como jogar lixo no local, pois a tampa ou fundo havia sido retirada. Além disso, ela relata que a placa que se encontrava no local com as escritas “lixo seco”, também havia sido retirada.
Novamente, a reportagem entrou em contato com a assessoria de comunicação da administração municipal. No mesmo dia, na parte da tarde, a assessoria enviou um posicionamento a respeito de seis perguntas que foram feitas pelo portal.
Segundo a assessoria, esse serviço de coleta não é terceirizado. De acordo com a mesma, a prefeitura tem seu próprio sistema de coleta seletiva, realizado sempre às segundas, quartas e sextas-feiras. “Todo o material recolhido é destinado para a Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Domingos Martins (ASC-DM), localizada em Ponto Alto. Esta associação é formalizada, possui licenciamento ambiental e é composta por famílias que antes se encontravam em situação de vulnerabilidade social, e hoje contam com esta atividade como fonte de renda”.
A administração também relata que o município também possui uma comissão de trabalho específica para tratar de assuntos e questões referentes aos resíduos sólidos. “A Secretaria de Meio Ambiente desenvolve permanentemente campanhas de conscientização na rede de ensino municipal e pontualmente em diversas comunidades do município”.
Perguntada se a administração realiza algum tipo de fiscalização dos serviços de recolhimento, a assessoria disse que não existe legislação específica que proíba o cidadão de recolher material reciclável que seja de seu interesse, como por exemplo, “a não proibição do recolhimento de latinhas, atividade exercida por muitas pessoas em nossa cidade”.
Sobre a retirada da placa do fundo da “casinha”, a administração afirmou que não retirou a placa e o fundo da “casinha”, mas disse que essas estruturas serão substituídas por containers específicos para o depósito do lixo seco e orgânico. A aquisição de um novo caminhão para a coleta de lixo seco também está sendo estudada pela municipalidade.
Com relação a modificação da estrutura apontada pela moradora, a assessoria esclareceu que independentemente deste caso isolado, a seleção de resíduos deve continuar sendo praticada pela população. Materiais recicláveis devem ser acondicionados em sacolas coloridas. Já o orgânico, em sacolas pretas.
A administração finaliza lembrando que se algum cidadão visualizar esse tipo de atitude ele pode entrar em contato com a Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos, no telefone: (27) 3268-3179. Administração também informou o os dias e horários para depósito do lixo a ser coletado:
Lixo Úmido
Campinho: todos os dias, das 16h30 às 18h
Santa Isabel: Segunda a sábado, das 17h às 18h
Soído: Segunda, quarta e sexta-feira, à tarde
Paraju, Perobas e Ponto Alto: Segunda, quarta e sexta-feira, durante todo o dia
Aracê: Vila de Pedra Azul, todos os dias, das 8h às 10h. Restante do distrito: todos os dias, pela manhã e tarde
Melgaço: Terça-Feira, pela manhã
Biriricas: Quinta-Feira, pela manhã
Panelas e Galo: Segunda-Feira, pela manhã
Lixo Seco
Campinho: Segunda, quarta e sexta-feira, das 16h30 às 18h
Quinta-Feira, durante o dia: recolhimento de mobília, restos de móveis
Disque-Entulho
A Prefeitura disponibiliza área para depósito, mas é preciso agendar com antecedência. Informe-se: (27) 3268-3179 ou (27) 99971-8178