Secretaria de Saúde de Marechal Floriano promove ação do Dezembro Vermelho
Publicado em 19/12/2018 às 10:35
Na última sexta- feira (14), a Secretaria de Saúde de Marechal Floriano promoveu uma ação para lembrar do Dezembro Vermelho. O evento contou com as Estratégias de Saúde da Família (ESF’s) rural e urbana. A ação foi comandada pela coordenadora do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), Shirley de Carvalho.
A população recebeu orientações sobre o Dezembro Vermelho, que trata da prevenção do HIV/Aids. Foram realizados testes rápidos de HIV e Sífilis, aferição de pressão arterial e glicemia capilar (HGT). A coordenadora do CTA lembra a todos os florianenses que esses exames estão disponíveis, todos os dias, no Centro de Saúde Ary Ribeiro da Silva (Policlínica), de segunda-feira a sexta-feira, pela manhã.
A ação foi realizada em frente à Estação (Museu da Imigração/Casa Cultural Clara Luiza Hülle Pereira), centro da cidade. Os atendimentos foram realizados das 08 horas às 11 horas.
“Ressaltamos a importância do uso do preservativo nas relações sexuais, pois evita a infecção por vírus já resistente aos medicamentos. Essa é ainda a melhor forma de se protegerem do vírus HIV, que hoje não tem cura. Além disso, as pessoas estão se prevenindo de várias doenças sexualmente transmissíveis, como a hepatite e a sífilis”, ressaltou a enfermeira Thays Soares de Freitas Costa.
“Devemos nos cuidar melhor. A alimentação equilibrada e a prática de atividades físicas nos ajudam a prevenir complicações futuras, auxiliando, também, a melhorar as defesas do nosso organismo”, explica a enfermeira Walquíria Ângela Herzog.
Saiba Mais
Dezembro Vermelho: mês de conscientização e combate à AIDS. Referência ao laço vermelho, que simboliza a solidariedade de pessoas ao redor do mundo em resposta à epidemia da Aids, abreviação de Acquired Immune Deficiency Syndrome. É o estágio mais avançado da doença que ataca o sistema imunológico, conhecida também por “Síndrome da Imunodeficiência Adquirida”, causada pelo HIV. Para mais informações, acesse www.aids.gov.br .