Sebrae aplica curso de capacitação para servidores da Prefeitura de Marechal Floriano
Publicado em 09/12/2021 às 08:50
Texto: Tricia de Andrade e Kamila Friedrich / PMMF e Informações: Sebrae / Fotos: Tricia de Andrade
A Prefeitura de Marechal Floriano, em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), capacitou funcionários municipais através de um curso de quatro dias, que acontece no auditório da Secretaria Municipal de Educação, entre a última segunda-feira (06) e hoje (09), voltado para os setores de Compras e Licitação.
Ministrado pelo instrutor do Sebrae Luiz Caetano, o Curso do Comprador se dedica aos aspectos práticos e operacionais da Lei Complementar 123/2006, abordando a fundo todos os artigos do capítulo V, que trata das compras governamentais. A atualização da legislação motivou a renovação do curso que agora incorpora todas as mudanças realizadas até janeiro de 2015.
A atualização agregou aos novos procedimentos operacionais, pequenas correções, uma atualização no design e a inclusão de sugestões colhidas nas aulas. Todas para permitir a execução segura das atividades pedagógicas a fim de contemplar os cenários nos quais o comprador público poderá aplicar os benefícios.
O principal foco do curso é orientar o comprador quanto aos procedimentos para incluir as compras no dia-a-dia dos órgãos públicos. O curso apresenta ao gestor público as mudanças da legislação e traz exercícios práticos sobre como deverá abordar o tema em seus editais de licitação, entre outros.
A intenção é que “os gestores públicos e compradores sejam sensibilizados e treinados quanto a importância das compras governamentais como instrumento de desenvolvimento econômico local sustentável”. O propósito desse curso é propiciar condições para que o comprador possa desenvolver competências nas dimensões de naturezas cognitiva, atitudinal e operacional.