Seag participa de Simpósio voltado à produção de café arábica

Publicado em 28/04/2019 às 14:53

Compartilhe

A Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag) participou, na última quinta-feira (25), no Instituto Federal de Venda Nova do Imigrante, do 17º Simpósio Regional de Café Arábica das Montanhas do ES. O evento, que teve fim nesta última sexta-feira (26), tem o objetivo de discutir os avanços da cafeicultura no Estado, apresentar os bons resultados obtidos com a produção do café e as pesquisas voltadas à cultura.

A programação inclui temas relacionados ao futuro dos cafés especiais no Estado, potencialidades e gargalos para a exportação, colheita e pós-colheita, poda de ciclo da lavoura do arábica, manejo de pragas e doenças e conservação do solo e das águas.

Para o secretário de Agricultura, Paulo Foletto, o simpósio é um grande momento para o setor de café. “É o 17º simpósio para a gente divulgar o café de qualidade. O arábica tem sido o diferencial na produção Estado. Esse simpósio é fundamental para resgatarmos a agricultura familiar no Espírito Santo. Tem uma quantidade grande de jovens aqui que vão levar para suas propriedades experiência e conhecimento”, disse.

Seag participa de Simposio voltado a producao de cafe arabica 02O diretor geral substituto do Instituto Federal (Ifes) de Venda Nova, Erivelton Guizzardi, falou sobre a necessidade da melhoria da qualidade do produto. “Os consumidores estão cada vez mais exigentes e, com isso, é possível gerar maior renda e desenvolvimento socioeconômico das famílias na região. Também é importante ressaltar o trabalho dos agricultores, estudantes e técnicos e demais instituições que contribuem para esse trabalho, de sempre procurar a melhoria dos cafés”, afirmou.

Segundo Guizzardi, a cooperação é fundamental para o sucesso dessa atividade. “Queria agradecer as parcerias firmadas para que o Ifes consiga produzir e transferir as tecnologias inovadoras, realizar entregas para as comunidades, com conhecimentos aplicados junto com os cafeicultores, obtendo resultados significativos de melhoria da qualidade, com isso, a melhoria da renda obtida com a venda. O Ifes está aberto a novas parcerias para viabilizar melhor ainda esse projeto de ensino, pesquisa e extensão com o café”, destacou.

Veja também

idosos sou feliz

Campanha “Adote um Idoso – Sou Feliz!” incentiva a doação de presentes de Natal

capa maximo  Foto Julio Huber

Imigração Italiana ganha documentário que será lançado em seminário de turismo

congresso internacional sobre AVC

Espírito Santo é destaque em congresso internacional sobre AVC na Colômbia

top view of various vegetables red cabbage cauliflower green onion lemon and tomatoes on on rustic background

Saúde amplia em mais de 159% incentivo para ações de alimentação e nutrição

vaca brasileira mais valorizada

Vaca brasileira chega a R$ 24 milhões e é considerada a mais valorizada do mundo

Cafes do ES

Cafés do Espírito Santo vencem o Coffee of the Year 2024

62-dos-navios-para-exportacao-de-cafe-registram-atrasos-em-junho

Quatro novos mercados para produtos brasileiros na China

ipva

Calendário de pagamento do IPVA 2025 é definido