Seag e Ifes firmam parceria para promover desenvolvimento da Agricultura

Publicado em 07/04/2019 às 11:01

Compartilhe

Com o objetivo de construir ações conjuntas, a Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag) e o Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) firmaram uma parceria voltada para o desenvolvimento da Agricultura capixaba. O acordo de cooperação técnica foi discutido nesta quinta-feira (4) e contou com a participação dos representantes de nove campus da instituição no Estado.

O objetivo é construir ações conjuntas de desenvolvimentos dos projetos que envolvam pesquisa, extensão, assistência técnica, cursos e palestras nas áreas da agricultura, agroindústria, aquicultura e pesca.

Pelo acordo, o Ifes apresentará ações que serão alinhadas com os planejamentos já existentes na Seag, possibilitando o aproveitamento do conhecimento técnico que o instituto tem, além da presença da instituição nos locais do Estado, onde a agricultura é forte.

Essa ações também visam a promover a difusão do conhecimento, com a participação dos estudantes de graduação do Ifes, atuando nas áreas de assistência técnica e extensão rural e também em atividades práticas ligadas à agricultura familiar, aquicultura e pesca.

Para o secretário de Agricultura, Paulo Foletto, essa integração entre a Secretaria e o Ifes é de grande importância. “Essa iniciativa demonstra a expansão e a importância das ações do instituto no Estado. Não tem como a instituição ficar de fora de setores importantes da agricultura, que possibilitam a produção de conhecimento”, afirmou.

Foletto destacou ainda, o alcance que o instituto tem no Estado, bem como sua visão empreendedora e a união das entidades ligadas à agricultura. “É preciso aproveitar essa capilaridade dos 22 campi do Ifes no Estado, que pode oferecer o desenvolvimento de um conceito de administração rural que capacite, desenvolva e profissionalize o agricultor. A participação do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) e o do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf) nesse processo é fundamental”, disse.

{loadmodule mod_custom,Banner AdSense – Lateral 2}

Para o secretário, essa também é uma boa oportunidade de organizar melhor algumas áreas, como, por exemplo, o setor da pesca. “É preciso saber o quanto se pesca, o que é produzido. O campus de Piúma, por exemplo, é o único do Ifes no País que conta com atividade focada exclusivamente para a pesca. É preciso promover essa integração. É um horizonte grande que temos pela frente e o governador Renato Casagrande entende isso como uma necessidade para o Estado”.

Para o reitor do Ifes no Espírito Santo, Jadir Pela, esse primeiro encontro vem para alinhar os trabalhos de parceria. “A ideia da reunião é integrar as ações da agricultura e da pesca com a as ações do Ifes, principalmente dos campi agrícolas com projetos, programas e possibilidades de fazer essa integração”.

Outro ponto destacado pelo reitor é a união de todas as entidades. “Eu vejo uma possibilidade muito grande, pelo próprio comportamento do governador Renato Casagrande e do secretário Paulo Foletto, que tem essa visão de integração das ações das instituições do Estado”, frisou.

Pela sinalizou como a instituição poderá contribuir nessa parceria. “O Ifes oferece ensino, pesquisa, extensão, ciência, tecnologia, inovação, empreendedorismo. Estou com um sentimento, visão e expectativa de que, em pouco tempo nós teremos muitas possibilidades de integração”, adiantou.

Veja também

idosos sou feliz

Campanha “Adote um Idoso – Sou Feliz!” incentiva a doação de presentes de Natal

capa maximo  Foto Julio Huber

Imigração Italiana ganha documentário que será lançado em seminário de turismo

congresso internacional sobre AVC

Espírito Santo é destaque em congresso internacional sobre AVC na Colômbia

top view of various vegetables red cabbage cauliflower green onion lemon and tomatoes on on rustic background

Saúde amplia em mais de 159% incentivo para ações de alimentação e nutrição

vaca brasileira mais valorizada

Vaca brasileira chega a R$ 24 milhões e é considerada a mais valorizada do mundo

Cafes do ES

Cafés do Espírito Santo vencem o Coffee of the Year 2024

62-dos-navios-para-exportacao-de-cafe-registram-atrasos-em-junho

Quatro novos mercados para produtos brasileiros na China

ipva

Calendário de pagamento do IPVA 2025 é definido