Saúde anuncia acordo para garantir abastecimento de insulina no SUS
Publicado em 27/11/2024 às 10:02
Foto: Marcello Casal jr/Agência Brasil
O Ministério da Saúde anunciou um acordo para antecipar a entrega de 1,8 milhão de unidades de insulina até o final de dezembro. Em nota, a pasta informou que a medida visa garantir o abastecimento do Sistema Único de Saúde (SUS). “O reforço dos estoques assegura a continuidade do tratamento de todos os pacientes atendidos pela rede pública de saúde”, destacou o comunicado.
O acordo firmado com a fabricante Novo Nordisk, responsável pela produção de canetas de insulina, estabelece a entrega de 93% do volume contratado até dezembro – uma antecipação significativa em relação à previsão inicial, que era de 50% para este ano. Segundo o ministério, a unidade brasileira da empresa responde por 15% do fornecimento global do insumo.
“A insulina a ser entregue pela Novo Nordisk é produzida em Montes Claros (MG), onde está localizada a maior fábrica de insulinas do Brasil e da América Latina, com cerca de dois mil funcionários”, ressaltou o órgão.
Abastecimento contínuo
O Ministério da Saúde informou que mantém aquisições regulares para garantir o fornecimento ininterrupto de insulina no SUS. Até outubro deste ano, foram distribuídas 49,9 milhões de unidades de insulina NPH e 10,7 milhões de insulina regular (em frascos e canetas) para atender as demandas de estados e municípios.
“Atualmente, enfrentamos uma restrição mundial na oferta de insulina. O Ministério da Saúde atuou de forma decisiva para superar esse desafio”, completou o comunicado.
A recomendação é que pacientes com prescrição de insulina e dificuldades para adquirir o medicamento em farmácias privadas, inclusive pelo programa Farmácia Popular, procurem uma Unidade Básica de Saúde (UBS) para acessar a medicação.
Fonte: Paula Laboissière – Repórter da Agência Brasil