Santa Maria de Jetibá é premiada no Programa Agrinho 2017
Publicado em 12/12/2017 às 12:13
O Programa Agrinho busca oferecer aos alunos a oportunidade de propor soluções e estratégias para enfrentar problemas que eles reconhecem em seu dia a dia e em sua comunidade, e, mais ainda, executarem as ações propostas, produzindo seu próprio conhecimento, formando o caráter e estabelecendo bons princípios nesta e nas futuras gerações. O principal objetivo do Programa é auxiliar os alunos da educação infantil e do ensino fundamental, a formar uma consciência crítica sobre os assuntos relevantes para toda a sociedade contemporânea, dentro dos currículos escolares.
Criado em 1995, no estado do Paraná, o Programa Agrinho chegou ao Espírito Santo em 2005, e hoje comemoramos sua 12ª edição em nosso estado, com o tema: Saber e atuar para mudar o mundo – Ética e Cidadania. Em 2005, o Programa começou com a participação de 7 municípios e de 9 mil alunos. Agora participam 42 municípios e 64 mil e quinhentos alunos.
{loadmodule mod_custom,Banner AdSense – Lateral 2}
Como estratégia para incentivar a execução dos trabalhos em sala de aula, são realizados concursos para alunos e professores. Os alunos, após a execução das ações que propõem, fazem desenhos e redações. Paralelamente, os professores e os coordenadores municipais do Programa Agrinho, relatam o trabalho que foi desenvolvido. Estes trabalhos são classificados em seus municípios e encaminhados para o SENAR, onde são avaliados por uma banca examinadora, e classificados entre os trabalhos de todo o Estado.
Em 2017 foram distribuídos 125 prêmios aos melhores classificados nas categorias: Educação Especial, Educação Infantil, Ensino Fundamental de 1º a 9º ano, Coordenador Municipal, e Professor.
O município de Santa Maria de Jetibá foi premiado com o 3º lugar na categoria Educação Especial, o aluno premiado foi o Pedro Henrique Licurgoa da escola EMEIEF Recreio aluno do professor Natan Holz.
O Programa Agrinho é um Programa de Responsabilidade Social do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – Administração Regional do Espírito Santo – SENAR-ES, que conta com a parceira das Secretarias Municipais de Educação e dos Sindicatos dos Produtores Rurais. Anderson Percílios, presidente do Sindicato Rural de Santa Maria de Jetibá, que esteve presente nas premiações, destacou a importância do programa. “O Agrinho possibilita maior integração entre escolas, professores, alunos e comunidades e uma de suas principais metas é fomentar o agronegócio na comunidade escolar, primando pela sustentabilidade e qualidade de vida”.
Classificação entre 4º a 10º lugar:
Entre 4º e 10º lugar na categoria Educação Infantil, Escola Adolfo Pagung com a Aluna Anna Karolyna Pinto com a professora Solange Knaack.
Entre 4º e 10º lugar na categoria 2º Ano, Escola Cabeceira do Rio Santa Maria com a aluna Melissa Vargas Reinholz com a professora Rousiene MageskiS Souza.
Entre 4º e 10º lugar na categoria 3º Ano, Escola Rio Triunfo com a aluna Glauciele Bullerjahn Brandt coma professora Céila Lemke.
A professora Solange Knaack se classificou em 8º lugar, na categoria Relato de Experiência Pedagógica Desenvolvida.