Santa Leopoldina já vacinou mais de 10 mil contra a febre amarela
Publicado em 11/03/2017 às 12:30
Com uma equipe bastante empenhada e um cronograma efetivo, a Secretaria Municipal de Santa Leopoldina já vacinou 85% da população do município contra a febre amarela. Em números isso significa que mais de 10 mil pessoas estão imunizadas.
No último domingo (5), por meio do Mutirão de vacinação contra a febre amarela, mais de mil pessoas foram vacinadas nos quatro pontos instalados: sendo dois na Sede, Barra de Mangaraí e Holandinha.
A secretária municipal de Saúde, Marcela Nagel Stov, falou sobre a dedicação da equipe de imunização, que tem gerado resultados positivos. Ela também faz um apelo para os moradores. “É importante que as pessoas procurem a unidade de saúde para tomar a vacina. A imunização é necessária”, disse.
Vacinação
A vacinação contra a febre amarela continua em Santa Leopoldina, porém, só para moradores que recebem das equipes de Estratégia de Saúde da Família (ESF) um tíquete, que identifica o morador e sua região.
A vacinação acontece de segunda a sexta-feira, sempre das 8 às 15 horas, na Unidade de Saúde da Sede e também nos pontos de atendimento das equipes de Estratégia de Saúde da Família.
Macacos
O que fazer quando encontrar um macaco morto? Primeiro é importante destacar que os macacos não são transmissores da febre amarela. Eles se comportam como sentinelas da doença, que é transmitida por mosquitos. Mesmo doentes, os macacos não têm a condição de infectar o humano.
Se você encontrar um macaco morto é importante entrar em contato com a Secretaria Municipal de Saúde. A Vigilância em Saúde do município já realizou o recolhimento de 20 macacos mortos e fez as notificações. Desses, dois tiveram amostras encaminhadas e esperam resultado do Laboratório Central (Lacen). Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (27) 3266-1065.