Sabesp leva saneamento para SP

Publicado em 22/12/2022 às 16:16

Compartilhe

13931

Foto: Freepik

A ação que contempla mais de 650 mil lares, visa despoluir o manancial da capital paulista

Devolver para o rio o que é dele por natureza: a vida. É com esse objetivo que a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) avança com a ação “Novo Rio Pinheiros”, que visa despoluir o manancial, proporcionando saneamento para as comunidades de ocupação habitacional informal próximas aos seus córregos afluentes.

Até o momento, foram mais de 650 mil unidades domiciliares conectadas à nova rede de esgoto. Dessa forma, a Sabesp fomenta esperança para a população, que passa a contar com moradias mais dignas – com condições de saúde mais adequadas – além de consciência de coletividade, como relatado pela moradora de Americanópolis, Irene Angelo da Silva.

“Eu tinha vergonha de trazer a minha família para cá, por causa dos córregos e do mau cheiro. Ratos, baratas… Tinham bastante, até no meu quintal entravam, dentro de casa. Agora, graças a Deus, depois dos tubos e de cimentarem, está tudo direitinho. Estou no paraíso!”

E tudo isso só foi possível a partir do serviço de saneamento básico executado pela Sabesp, fator crucial para a despoluição do manancial. As novas instalações realizadas têm como razão beneficiar mais de 3 milhões de pessoas que antes não tinham um serviço de coleta adequado, como Irene, que muitas vezes acabou despejando o seu esgoto no rio.

Com o avanço dos trabalhos, talvez o retorno percebido mais rapidamente seja o de saúde e a melhora na saúde da população beneficiada. As crianças, em especial, passaram a ficar menos expostas a espaços contaminados pela falta de saneamento. Para se ter noção, a cada R$1 gasto em saneamento básico, o Estado de São Paulo economiza R$4 na saúde – a médio e longo prazo.

Ganha também a cidade como um todo, com projetos em parceria voltados para o desassoreamento do rio Pinheiros e a revitalização do seu entorno, tendo o intuito de estimular o uso das margens do “novo rio” através de uma ciclovia e parque.

“No começo era difícil. Muito mau cheiro, aquela água pastosa, densa. Muito lixo no Rio Pinheiros, o que dava desgosto de pedalar por aqui. Acompanhando o jornal, fiquei sabendo sobre a limpeza que a Sabesp estava fazendo. Eu li que tem pedaços [do rio] que já tem peixes de novo, tem oxigênio. Hoje eu já tive uma impressão bem diferente daqui! E me impressionou muito essa água correndo aí. Se o rio flui, isso é música!”, contou o músico e ciclista Eduardo Seincman.

Como ajudar

Em sua comunicação oficial, a Sabesp explica que o “Novo Rio Pinheiros” é uma união de esforços entre as esferas público-privado e a população. A companhia reforça que são as melhores práticas ambientais diárias – como o descarte correto do lixo – que vão ajudar a manter o rio vivo novamente.

Iniciado em 2019, o Novo Rio Pinheiros é um programa do Governo do Estado de São Paulo sob a coordenação da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente e tem a Sabesp como executora das ações de expansão de saneamento básico. O Programa conta ainda com outras empresas e órgãos estaduais como parceiros, além da Prefeitura Municipal de São Paulo.

Fonte: Portal iG

Veja também

papa francisco

Papa Francisco morre aos 88 anos em Roma

sebrae vai capacitar

Sebrae irá capacitar engenheiros e agrônomos

populacao indigena

População indígena do Espírito Santo é tema de estudo especial divulgado pelo Instituto Jones

uva

ES tem potencial para ampliar processamento de uvas e fortalecer polo vitivinícola

saude emergencias em saúde pública

Ministério da Saúde e Sesa realizam simulado para emergências em saúde pública

ms vacinacao

Governo Federal lança ação para vacinar quase 30 milhões de estudantes de escolas públicas

café capixaba

Café capixaba com Indicação Geográfica será destaque em Gramado

cacau capixaba

Chocolate capixaba ganha espaço na Páscoa e valoriza produção de cacau no ES