Ruas de Marechal Floriano poderão ter sistema de videomonitoramento

Publicado em 13/01/2023 às 13:46

Compartilhe

Ruas-de-Marechal-Floriano-poderao-ter-sistema-de-videomonitoramento

Texto e fotos: Cícero Modolo

As ruas de Marechal Floriano poderão ter um sistema de videomonitoramento. Esse foi um dos assuntos discutidos na noite da última quarta-feira (11), durante uma reunião na sede da Associação Comercial, Industrial, Agroindustrial e Serviços de Marechal Floriano (Aciasmaf), que tratou sobre assuntos relacionados à segurança pública no município.

A reunião debateu também sobre os frequentes arrombamentos e furtos que estão ocorrendo nos comércios de Marechal Floriano. Na última semana, quatro acusados de arrombamentos ocorridos durante 2022 e no início deste ano foram presos pela Polícia Militar.

Participaram da reunião os associados e diretores da Aciasmaf; representantes do Conselho Municipal de Segurança Pública; o vereador Natalino Bianqui Netto, representando a Câmara Municipal de Marechal Floriano; o major Edinei Balbino de Souza, comandante da 6ª Companhia Independente da Polícia Militar, juntamente com o coordenador operacional de Marechal Floriano – o subtenente Corteletti – e com o subcomandante Waldemar Abeldt Júnior.

Durante a reunião, o major Edinei realizou a apresentação do projeto piloto de videomonitoramento que vem sendo realizado no centro de Domingos Martins, mantido pela iniciativa privada, em parceria com a 6ª Cia. Ele também falou sobre o perfil no Instagram da 6ª Cia (@6ciaind.pmes), onde são divulgadas todas as ações da Polícia Militar na comunidade. O comandante também mostrou dados de ações da Polícia Militar durante o ano de 2022.

De acordo com o major, o sistema de videomonitoramento visa prevenir e inibir as atividades ilícitas, cooperar para a redução no índice de criminalidade e registrar imagens para posterior serviço de investigação. Para o projeto piloto de Domingos Martins, foi inserido um sistema que interliga as 35 câmeras instaladas nos pontos estratégicos e nas entradas e saídas no centro do município.

A ferramenta contribui ainda para aperfeiçoar as atividades preventivas do policiamento ostensivo, agilizar as atividades repressivas durante o acontecimento de atividades ilícitas e aumentar a sensação de segurança do cidadão.

Para o presidente do Conselho Municipal de Segurança Pública de Marechal Floriano, o advogado Lintz Assis Monteiro de Oliveira, a instalação de câmeras na sede e no interior de Marechal Floriano contribuirá para a segurança no município. “Estamos definindo assuntos muito importantes no que se refere à segurança pública da nossa cidade. Não podemos aceitar os frequentes arrombamentos e furtos que estão ocorrendo nos comércios no município. Tenho certeza que receberemos sugestões pertinentes e vamos aproveitá-las”, destacou.

Ele afirmou que é necessário somar forças para combater a violência. “Junto com a 6ª Cia e demais autoridades do município, como a Polícia Civil, o Ministério Público, os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, podemos seguir enfrentando a violência. Se houver um cerco eletrônico no município, aquele que tentar cometer crime em nosso município pode ter a certeza que será capturado de imediato”, enfatizou Lintz Monteiro.

O presidente do Conselho de Segurança convidou para uma nova reunião, no próximo dia 30, juntamente com o comandante da 6ª Cia Ind. PMES, Major Edinei Balbino de Souza e um empresário da região, para discutir a viabilidade da instalação do sistema de monitoramento em Marechal Floriano, idêntico ao que existe em Domingos Martins.6ª CIA DA PMES – A área de atuação compreende os municípios de Domingo Martins e Marechal Floriano. A 6ª Cia Independente articula-se operacionalmente em três pelotões e dois destacamentos, que executam o policiamento ostensivo geral, de trânsito (urbano e rodoviário), contando ainda com o grupo de apoio (GA) e Patrulha da Comunidade Rural. As sedes dos pelotões ficam na Sede Domingos Martins, Sede de Marechal Floriano, e no distrito de Aracê (no centro de Pedra Azul). Os destacamentos (DPMs) ficam no distrito de Araguaya, em Marechal Floriano e no distrito de Paraju, em Domingos Martins.

Veja também

intercâmbio

Intercâmbio tecnológico com Madagascar visa melhorar qualidade da pimenta-rosa capixaba

ELEIÇÕES (2)

Edu do Restaurante promete drone na agricultura e banheiro nas comunidades

fibra_gov-2

Rede de fibra óptica do Governo do Estado alcança a marca de 70 municípios atendidos

Esportes

Atleta capixaba conquista bronze em torneio internacional de taekwondo

UFRJ

Alunos de Afonso Cláudio participam de visita técnica no Rio de Janeiro

Pedra Bonita D2-4

Restaurante de Marechal Floriano concorre ao título de melhor restaurante a quilo do Brasil

Vports

Exportações do agro capixaba batem novo recorde

ELEIÇÕES (1)

Felipe Del Puppo promete mercado municipal, rua de lazer e videomonitoramento