Rotas turísticas das montanhas capixabas serão mapeadas
Publicado em 04/03/2023 às 12:19
Texto Cícero Modolo e Julio Huber / Fotos: Cícero Modolo
Representantes do setor turístico de 10 municípios que compõem o Montanhas Capixabas Convention & Visitors Bureau se reuniram para definir detalhes sobre o mapeamento das rotas turísticas existentes na região. O encontro ocorreu na Casa do Turista, em Pedra Azul, Domingos Martins, na última terça-feira (28).
Foi apresentado o projeto de mapeamento, identificação e fortalecimento das 25 rotas turísticas da região. O objetivo é realizar o mapeamento das rotas para uma legalização documental, juntamente com diagnostico estrutural e da identificação visual. Com isso, pretende-se criar estratégias mais efetivas que fortaleçam o turismo da região.
O Convention é a instância de governança do turismo local, entidade reconhecida pelo Ministério do Turismo e pelo Governo do Estado como interlocutora das políticas públicas do turismo regional na região das montanhas capixabas. São 10 municípios associados, com 25 rotas e atualmente mais de 380 empreendimentos registrados.
Durante a reunião da apresentação do “Projeto de Mapeamento das Rotas Turísticas das Montanhas Capixabas”, estiveram presentes diversos representantes dos municípios da região. O projeto tem apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes), do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional e do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), por meio do Campus Venda Nova do Imigrante.
Fazem parte os seguintes municípios: Afonso Cláudio, Alfredo Chaves, Brejetuba, Castelo, Conceição do Castelo, Domingos Martins, Laranja da Terra, Marechal Floriano, Vargem Alta e Venda Nova do Imigrante.
A secretária executiva do Convention, Andreia Rosa, destacou que o projeto vai dar subsídio para as próximas ações em prol do fortalecimento do turismo regional. “Essa ação está dentro do nosso planejamento estratégico, que é o aprimoramento da oferta turística das montanhas. Vamos identificar essas rotas e ter em mãos o que temos de infraestrutura e quais são as necessidades do setor. Também podemos fazer uma promoção dos destinos, quando identificarmos todos esses empreendimentos e focar as ações no público alvo da região”, informou a executiva.