Renato Casagrande é reconduzido à presidência do Consórcio Brasil Verde
Publicado em 13/03/2025 às 09:13

Foto: Giovani Pagotto/Governo-ES
O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, foi reeleito para um segundo mandato como presidente do Consórcio Brasil Verde durante uma assembleia virtual realizada nesta quarta-feira (12), com a participação de governadores e secretários de Meio Ambiente dos estados membros. O novo mandato tem duração de dois anos.
Em seu discurso, Casagrande destacou a importância de o Consórcio organizar sua participação na Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas deste ano, a COP30, que ocorrerá no Brasil. O evento será realizado em Belém (PA), de 10 a 21 de novembro, reunindo líderes mundiais, cientistas, organizações não governamentais e representantes da sociedade civil para discutir ações de combate às mudanças climáticas.
“Nos últimos dois anos, trabalhamos na parte burocrática do Consórcio Brasil Verde. Agora, temos um momento crucial com a realização da COP30. Esperamos ter um estande do nosso Consórcio durante o evento. Estamos discutindo com o Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima para apresentar nossas ações da melhor forma possível”, explicou o governador.
Casagrande também abordou o contexto global relacionado às questões climáticas. “Este é um ano polêmico, com mudanças no governo dos Estados Unidos. Apesar disso, temos a oportunidade de nos aproximar dos estados americanos que discordam da postura do país em relação ao afastamento da pauta climática. Vamos trabalhar juntos e buscar agregar cada vez mais federações para organizar Programas de Mudanças Climáticas em todos os estados”, afirmou.
O Consórcio Brasil Verde é composto por 21 entes federados, e, na ocasião, também foram eleitos os coordenadores dos Biomas: Eduardo Leite (Rio Grande do Sul) – Pampa; Ratinho Júnior (Paraná) – Mata Atlântica; Eduardo Ridel (Mato Grosso do Sul) – Pantanal; Ronaldo Caiado (Goiás) – Cerrado; João Azevedo (Paraíba) – Caatinga; e Gladson Cameli (Acre) – Amazônia.
No final de fevereiro, o Consórcio Brasil Verde e o Governo da Califórnia assinaram um Memorando de Entendimento (MOU) para fortalecer a cooperação no enfrentamento dos desafios da mudança climática, biodiversidade e poluição. O acordo visa o desenvolvimento de projetos de resiliência e adaptação climática, áreas nas quais o Governo da Califórnia possui grande expertise.
Fonte: Assessoria de Comunicação do Governo