Renan Calheiros diz que Auxílio Brasil é “fake” e joga milhões na incerteza

Publicado em 14/11/2021 às 21:05

Compartilhe

105129


source
Senador criticou a PEC dos Precatórios
Reprodução: iG Minas Gerais

Senador criticou a PEC dos Precatórios

O senador Renan Calheiros usou as redes sociais neste domingo (14) para criticar a PEC dos Precatórios, que enfrenta resistência no Senado. A medida é vista como crucial pelo governo para conseguir parar o Auxílio Brasil , substituto do Bolsa Família. Segundo Calheiros, o programa é “fake” e serve de pretexto para eliminar o programa criado pelos governos do PT.

“Mentira grossa a história de que a PEC do Calote é para pagar auxílio emergencial. Nunca houve problema para ele ser pago com crédito extraordinário, fora do teto. É pretexto para eliminar o Bolsa Família e improvisar um programa fake que joga milhões de famílias na incerteza”, criticou o senador. 

Pouco depois ele apagou a publicação e reescreveu adicionando que a PEC era pretexto para ampliar o “orçamento secreto” .


Leia Também

A Caixa Econômica Federal depositou a última parcela do auxílio emergencial em outubro, com isso, só sobrou o Bolsa Família. No entanto, o programa emergencial contemplava 38 milhões de pessoas, o Bolsa Família apenas 17 milhões, sendo assim, 21 milhões “ficarão na incerteza”, nas palavras de Calheiros.

A “PEC do Calote”, ou PEC dos Precatórios, está na CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) do Senado, onde o líder do governo, Fernando Bezerra, será o relator. A ideia é pautar a proposta no dia 24 de novembro para permitir o Auxílio Brasil de R$ 400 ainda este ano. 

A proposta, no entanto, não é bem vista pelos senadores, que já indicaram que podem fazer alterações no texto, o que faria que ele voltasse para apreciação da Câmara e atrasaria ainda mais a sanção presidencial. 

Segundo o presidente do Senado, um dos pontos sensíveis do texto é o que muda a forma como o teto de gastos é calculado. 

Veja também

titulo digital

Título digital dispensa documento físico para votação

fisk

Alunos exploram inglês em visita à fábrica de biscoitos em Domingos Martins

2023-09-12-segurança-urna

Você sabe o que pode e o que não pode no dia das eleições?

O TSE desmentiu a notícia falsa de que o voto seria válido como prova de vida de aposentados

Votar não servirá como prova de vida para aposentados

urna

Confira as mudanças de local nas Seções Eleitorais de Marechal Floriano

2º Prêmio da Música Capixaba - Bruno Leão (992) (1)

Não perca tempo: últimos dias para votar nos semifinalistas do 3º Prêmio da Música Capixaba

GIRONDA

Espírito Santo será um destino mais acessível e seguro com maior investimento em sinalização turística

taças

Como a Seleção poderia mudar em vista da próxima Copa do Mundo?