Reformada a antiga estação ferroviária de Marechal Floriano
Publicado em 28/12/2017 às 15:45
Com duas denominações – Museu do Imigrante e Centro Cultural Clara Luiza Hulle Pereira – a antiga estação da Leopoldina, situada na Praça José Henrique Pereira, foi totalmente restaurada pela Prefeitura de Marechal Floriano e será reaberta ao público no próximo sábado (30).
Segundo a secretária de Cultura e Turismo de Marechal Floriano, Maria Goretti Pereira Pinto Gerhardt, a antiga estação foi inaugurada em 1900 e serviu como controle no tráfego de trens durante muitos anos nesta cidade.
“Os trens eram as únicas alternativas de transporte para Vitória e Cachoeiro do Itapemirim, no Estado e também para o Rio de Janeiro”, disse Goretti, informando que na reforma do imóvel houve substituição de telhas, iluminação, pisos, pinturas e outras”, disse. A estação está sendo preparada e foi lavada na manhã de hoje (28), por funcionários da prefeitura, que com o auxílio de um caminhão pipa, retiraram a água do rio para que a limpeza fosse feita.
O Museu do Imigrante e Centro Cultural Clara Luíza Hulle Pereira receberá peças antigas, principalmente fotografias e objetos da época. “As pessoas que possuírem algo centenário e interessante, relacionado à cultura local, podem nos procurar que teremos lugar para expor”.
Goretti informa ainda que todos os dias da semana as portas estarão abertas ao público das 7h30min às 18 horas e aos domingos e feriados das 8 horas às 17 horas. “Estamos aguardando a sua presença”.disse.
A aposentada Glorinha da Penha, filha e irmã de ferroviários, atualmente residente em Vitória, afirmou que a família conviveu com os trens da Leopoldina. “Meu pai Olímpio era o guarda-chaves e o meu irmão Toninho, agente da estação, saudades…”.