Reflexos da vacinação: setembro é o mês com o menor número de óbitos por Covid-19 em 2021

Publicado em 09/10/2021 às 11:25

Compartilhe

vacinacao-sarscov

Setembro foi o mês que registrou o menor número de óbitos por Covid-19 em 2021. Dados do Ministério da Saúde mostram que, ao todo, foram notificadas 16,3 mil vidas perdidas pela doença. Comparado a abril, mês com o maior número de registros (82,2 mil), a redução de mortes é de 80%. No boletim divulgado pela pasta nessa segunda-feira (4), a média móvel de mortes nos últimos 14 dias foi de 514.

Com 93% da população adulta vacinada com a primeira dose da vacina Covid-19 e quase 60% completamente imunizada, os resultados mostram que a principal saída para conter o caráter pandêmico da doença é a vacinação.

“Eu retorno ao Brasil hoje com um cenário epidemiológico cada dia mais satisfatório. Nós temos uma queda no número de óbitos, que tem sido de maneira sustentada. […] Por isso, nós temos um cenário epidemiológico mais tranquilo, nós temos uma campanha de vacinação que é uma das principais do mundo. Já distribuímos mais de 300 milhões de doses, isso é muito, e vamos distribuir mais”, disse o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, nesta terça-feira (5).

Segundo o Secretário-Executivo do Ministério da Saúde, Rodrigo Cruz, ainda que os números da doença no Brasil apresentem queda nos registros, a pasta segue com a orientação de continuar com todos os cuidados, como usar máscara, manter uma distância segura das outras pessoas de pelo menos 1 metro, manter os ambientes ventilados e arejados, além de reforçar a higiene das mãos.

“Sem dúvidas caminhamos no rumo certo. Vemos uma queda expressiva nos registros de casos, óbitos, internações, bem como nas ocupações de leitos. Observamos o sistema público de saúde brasileiro menos pressionado. Ficamos aliviados quando vemos o resultado, mas não podemos relaxar. As medidas preventivas continuam valendo”, lembrou Rodrigo.

Até o momento, o Governo Federal já distribuiu mais de 301 milhões de doses de vacina Covid-19. Dessas, 242,7 milhões foram aplicadas, sendo 147,9 milhões de primeiras doses e 94,7 milhões de segundas doses ou dose única do imunizante. Além disso, mais de 1,2 milhão de doses já foram aplicadas para reforçar a imunidade de idosos com mais de 60 anos, imunossuprimidos e profissionais de saúde.

Errata: esta matéria foi atualizada nesta terça-feira (5) com o número de 16,1 mil óbitos registrados pela Covid-19 em setembro. Anteriormente, o texto havia sido publicado com o número de 3,6 mil mortes, número menor do que o efetivamente registrado.

Fonte: Ministério da Saúde

Veja também

pesquisa de preço

Pesquisa de preços de materiais escolares realizada pelo Procon-ES aponta diferença superior a 400% entre lojas

nelore

Circuito Nelore de Qualidade 2024 avaliou mais de 38 mil animais no Brasil, Bolívia e Paraguai

Imagem do WhatsApp de 2025-01-10 à(s) 17.09.41_a061dd89

Defesa Civil emite alerta de novas chuvas nas montanhas capixabas para o fim de semana

478

Fotógrafo brasileiro desaparecido em Paris é encontrado morto no rio Sena

45_donald_trump-1024x1024 White House

Trump é condenado simbolicamente por fraude contábil em caso envolvendo ex-atriz pornô

3595

Sanções econômicas e recompensa por captura: as reações à posse de Maduro após eleição contestada

inlacao1

Clima, dólar e preço da carne explicam inflação acima da meta em 2024

16751

Vietnã facilita comércio de couro brasileiro