Referência em oncologia no Brasil, campus do INCA será ampliado

Publicado em 28/02/2024 às 09:25

Compartilhe

saude-28-02-divulgacao-INCA

O Ministério da Saúde, juntamente com a Casa Civil do governo federal, trabalha para retomar a construção do novo campus do Instituto Nacional do Câncer – INCA, no Rio de Janeiro. O espaço será transformado em um moderno centro de desenvolvimento científico e de inovação tecnológica para o controle do câncer no país, além da ampliação do atendimento e assistência a pacientes, e promover a integração de diversas áreas de atuação do instituto. A iniciativa foi publicada no Diário Oficial da União (DOU), na última segunda-feira (26), recomendando a qualificação de empreendimento público federal na Área de Atenção Especializada à Saúde no âmbito do Programa de Parcerias de Investimentos – PPI.

O novo espaço pretende integrar diversas áreas de atuação do instituto, que hoje se realizam em edifícios isolados um dos outros. Para a ministra Nísia Trindade, este é um projeto de sustentabilidade e otimização dos serviços. “A parceria é fundamental para ampliar o acesso aos serviços do SUS para a população. Nossos esforços são no sentido de unir pesquisa e política pública para avançar cada vez mais em estudos especializados que beneficiem a sociedade brasileira”, explicou. A retomada da obra está contemplada no Novo PAC. A previsão de conclusão do novo complexo é de quatro anos a partir da assinatura.

O diretor-Geral do Instituto Nacional do Câncer, Roberto Gil, afirmou que “a assinatura representa um passo significativo na busca por soluções inovadoras e eficazes para enfrentar os desafios na área oncológica, garantindo que o campus esteja ainda mais preparado para oferecer serviços de qualidade à população brasileira”. Para ele, a integração de serviços oncológicos que aumenta a oferta dos serviços é considerada “a vanguarda no serviço público de qualidade, é a oncologia do século XXI a serviço da população”.

O empreendimento vai concentrar assistência, pesquisa, ensino, prevenção de doenças e vigilância em saúde e integrar as atuais quatro unidades hospitalares do INCA para facilitar a logística, os investimentos tecnológicos e a eficiência do gasto público. O projeto foi premiado pelo Merit Award Unbuilt 2010 do Instituto Americano de Arquitetos (AIA), pela excelência arquitetônica e inovação. As instalações abrangem a modernização do atual edifício-sede e a expansão de sua estrutura, totalizando 148.415 m² de área construída, totalizando investimento de R$1,1 bilhão.

Fonte: Gov.br/ Foto: Divulgação/INCA

Veja também

incendio em vni

Mais de 10 bombeiros tentam conter incêndio em Venda Nova do Imigrante

hospital de domingos martins

Hospital de Domingos Martins não atenderá clientes da Unimed

aves brasileiras

Aves brasileiras de exibição e reprodução serão exportadas para o México

semana da pátria

Semana da Pátria tem início neste fim de semana com exposição, pedalaço e desfile cívico-militar

MUNDO 30-08 - Xiaomi SU7  Foto reprodução  X

Novo carro da Xiaomi é tão potente que exige teste de direção para aquisição

brasil 30-08 - ft reprodução - queda teto santuario Recife

Teto de santuário desaba no Recife e deixa dois mortos e mais de 20 feridos

mat paga 30-08 - mundo

O que é CashBack em cassinos online?

esportes 30-08 - Foto Ricardo Saibro - Hugo Cibien

Piloto Hugo Cibien disputa mais uma etapa da Copa Truck no Paraná