Rede de apoio em Marechal Floriano registra atendimento a 70 mulheres em situação de vulnerabilidade em 2024
Publicado em 12/01/2025 às 13:57
Texto: Bruno Caetano / Foto: Cícero Modolo
Em 2024, Marechal Floriano deu um importante passo no enfrentamento à violência de gênero com a criação do Centro Integrado de Atendimento à Mulher (CIAM), criado pela Câmara Municipal. Inaugurado em janeiro do último ano, o CIAM se consolidou como um espaço estratégico de acolhimento, orientação e fortalecimento para mulheres em situação de vulnerabilidade crianças e adolescentes.
Desde abril, o centro já realizou 534 atendimentos, oferecendo suporte multidisciplinar que integra assistência psicológica, jurídica e educativa. Desses atendimentos, 70 foram direcionados diretamente a mulheres, muitas delas encaminhadas por setores como saúde e educação.
Para a diretora do CIAM, Giordana Bravin, esse aumento na procura reflete o avanço na conscientização sobre os direitos das mulheres e a importância de seu protagonismo. “O crescimento na busca pelos atendimentos não se deve apenas a casos de violência, mas ao entendimento de que o CIAM é um espaço seguro e acolhedor, onde as mulheres podem encontrar orientação e apoio para construir novos caminhos”, destacou Giordana.
Entre as ações realizadas no órgão, destacam-se palestras que abordam temas como assédio moral, assédio sexual e a aplicação da Lei Maria da Penha. Essas iniciativas alcançaram funcionários da Câmara Municipal e mais de 200 alunos de escolas locais.
Além disso, o CIAM promoveu ações coletivas em parceria com o Núcleo Margaridas, vinculado à Secretaria Estadual das Mulheres (SESM). Essa colaboração segundo Giordana, ampliou o alcance das iniciativas de fortalecimento da cidadania feminina no Espírito Santo.
“O CIAM tem conseguido mudar vidas e dar às mulheres a oportunidade de serem ouvidas. Contudo, ainda há muito trabalho a ser feito. Em 2025, queremos expandir nossas ações, especialmente porque muitas mulheres enfrentam jornadas extenuantes, conciliando responsabilidades domésticas, cuidado com os filhos e parceiros, além da pouca valorização no mercado de trabalho”, reforçou Giordana Bravin. A rede de apoio do CIAM está localizada na Rua Emílio Hulle, nº 44, no Centro de Marechal Floriano, em frente à Câmara Municipal. O atendimento é realizado de segunda a sexta-feira, das 08h às 17h. As mulheres interessadas podem entrar em contato pelo telefone: (27) 99889-1721 ou pelo email: [email protected].