Recordista brasileiro de viagens às capitais em bicicleta visita Marechal Floriano
Publicado em 24/09/2018 às 12:43
“Quanto mais pedalo, com mais vontade de pedalar eu fico”. Essa é forma de definir o imenso amor que nutre pela bicicleta que o oportunizou a conhecer todas as capitais do Brasil: trata-se do trabalhador em construção civil, Valdeni Pinheiro Alves, 40 anos, da cidade de Humaitá, estado do Amazonas.
Ele passou a noite de ontem na sede de Marechal Floriano, Região Serrana do Espírito Santo. Nesta manhã, Valdeni pedala pela cidade a sua bicicleta ostentada por bandeirolas e outros pequenos objetos dependurados, que o identificam como o recordista nacional do ciclismo conhecendo em tempo menor as capitais brasileiras.
O ciclista, que já fez quatro voltas por todo o Brasil, passou a parte da manhã sentado sobre o seu veículo de pedal pelas ruas da cidade, atraindo a atenção de todos, dando destaque maior para a grande identificação de Marechal Floriano, que é a antiga estação ferroviária, atual Casa Cultural Clara Luíza Hulle Pereira.
A presença de Valdeni com a sua bicicleta atraiu, nesta manhã (24) a atenção dos moradores e visitantes, até pelas suas vestes características de um grande amante do ciclismo. Muitas pessoas já assistiram programas de TV e focaram pela Internet a fama deste homem que vive no pedal.
“Sou o atual recordista brasileiro desde 2012 quando iniciei essa trajetória nacional”, disse. No livro Rank Brasil, segundo ele, consta uma das viagens de 232 dias, em 2017, passando por todas as capitais do Brasil. “Vou quebrar mais um recorde, meu mesmo, nessa viagem de agora que faltam apenas dez capitais e pedalo há somente 158 dias”, disse sorridente o ciclista.
Ele completa mais uma volta ao Brasil neste ano, mas já foi atropelado e conseguiu se sair bem. A pretensão maior de Valdeni é ver a sua mãe Raimunda das Chagas ser feliz com a montagem de um museu em sua homenagem. “Ela é tudo para mim e tudo que tenho, como o ciclismo na cabeça, devo a ela”, concluiu.
Para o servidor público de Marechal Floriano, Jaime Bueno, que conversou com o ciclista na antiga estação, cada pessoa vive da maneira que achar melhor, e por isso e por outras virtudes, temos de aplaudi-lo. “Desejar sempre uma ótima viagem sobre os pedais é a nossa obrigação com esse homem que escolheu a nossa cidade para pernoitar”, disse.