Reconhecimento da Italemanha como patrimônio cultural imaterial do Estado pode impulsionar evento

Publicado em 14/01/2025 às 15:14

Compartilhe

Rainha Italemanha (1)

Texto: Bruno Caetano / Foto: Cícero Modolo

O Festival Ítalo-Germânico, popularmente conhecido como Italemanha, realizado em Marechal Floriano, pode se tornar patrimônio cultural imaterial do Estado. O deputado estadual Coronel Weliton (PRD) apresentou o Projeto de Lei (PL) 406/2024, que propõe o reconhecimento oficial do evento como uma forma de preservar as tradições culturais deixadas pelos imigrantes italianos e alemães que se estabeleceram na região.

A festa, que chega à sua 23ª edição neste ano, é um evento que reúne a comunidade local e atrai visitantes de várias regiões. Segundo a Prefeitura de Marechal Floriano, o festival oferece uma ampla programação, incluindo desfiles, apresentações musicais, competições culturais e gastronômicas, além da tradicional eleição da rainha e princesas da Italemanha. O projeto apresentado pelo deputado destaca a celebração como um resgate a valorização de práticas culturais, contribuindo assim, para a memória histórica do município.

Segundo o deputado Weliton, a proposta é de interesse público. “Reconhecer o festival ítalo-germânico como patrimônio cultural imaterial no Estado é uma forma de promover a rica cultura local, fomentar o turismo e o desenvolvimento econômico do município”, afirma.

A história preservada nos detalhes

Valdete Kiefer e sua filha Flora são figuras centrais nesse processo de valorização cultural. Há mais de uma década, elas confeccionam trajes típicos para o desfile, uma tradição que enriquece o festival. “O reconhecimento é essencial para preservar a cultura. Por meio do festival, resgatamos elementos como a fabricação dos trajes, a culinária e as danças. É um orgulho fazer parte dessa história e contribuir para mantê-la viva”, disse Valdete.

A produção das vestimentas envolve a criação de 25 a 30 peças por temporada, que não só enriquecem o festival, mas também geram renda para a família ao longo do ano. “É gratificante mostrar nossas origens e entender como nossos antepassados moldaram a sociedade atual. Esse reconhecimento ajudará a manter viva a cultura que nos define como descendentes de italianos e alemães”, acrescenta Flora.

Secretaria quer atrair turistas do Brasil e do mundo

O secretário de Cultura e Turismo de Marechal Floriano, Enildo Cardoso, destacou a relevância do projeto e os planos para alavancar o festival. “Reconhecer o Italemanha como patrimônio cultural imaterial, valoriza nossos imigrantes e promove o município. Planejamos transformar o festival em um evento ainda mais cultural, trazendo atrações nacionais e internacionais, competições gastronômicas e atividades que resgatem o legado dos imigrantes”, explicou.

A prefeitura também pretende usar o reconhecimento como alavanca para atrair turistas e posicionar o festival em um patamar nacional. “Esse resgate de nossas origens será um marco para Marechal Floriano e para o Espírito Santo, além de impulsionar nossa economia. Será um evento referência, promovendo ganhos para toda a comunidade”, destaca o secretário.

Além disso, o secretário planeja expandir a visibilidade da Italemanha, com foco em atrair turistas de outras partes do Brasil e até mesmo de fora do país. “Com o status de patrimônio cultural, o festival pode se tornar um ponto de referência no calendário cultural do Estado, contribuindo para a economia local e regional”, conclui Enildo.

PRÓXIMOS PASSOS – O projeto de lei está em tramitação e será analisado pelas comissões de Justiça, Cultura, Turismo e Finanças antes de ser votado no plenário da Assembleia Legislativa. Se aprovado, o festival Italemanha entrará para a lista de patrimônios culturais imateriais do Espírito Santo, garantindo maior proteção e incentivo à preservação do evento.

Veja também

deslizamento

Deslizamento de terra afeta estrada em Marechal Floriano

Rainha Italemanha (1)

Reconhecimento da Italemanha como patrimônio cultural imaterial do Estado pode impulsionar evento

jacaré em mf

Jacaré é avistado caminhando por estradas em Marechal Floriano e assusta moradores

uso da ia

Uso da Inteligência Artificial aumenta a eficiência no Governo do Estado

radio ES

Com recordes de audiência, Rádio Espírito Santo completa 85 anos e celebra modernidade

preso em soido

Líder de tráfico de drogas de Cariacica é preso em Domingos Martins

vni

Venda Nova do Imigrante caminha para se tornar a primeira cidade inteligente do Estado

eja matricula

Período de matrícula para alunos da EJA na Rede Estadual de Ensino começa nesta segunda-feira (13)