GASTRONOMIA

Gastronomia

Receita de Pernil suíno preparado na panela de pressão com cerveja preta

Publicado em 08/03/2024 às 14:30

Compartilhe

GATRONOMIA-1

Consegui comprar uma “posta” de pernil suíno, sem osso, com 2 kg e pouco de peso, linda, limpinha, convidativa! A inspiração para prepará-la veio imediatamente: assá-la na panela de pressão, bem temperada e com cerveja preta, a qual vai lhe proporcionar um molho escuro, espesso e saborosíssimo!

Comecei perfurando a “posta” em diversos lugares, de maneira que o tempero penetrasse na carne e a deixasse bem úmida internamente. Para mariná-la utilizei uma colher de sopa bem cheia de pasta caseira de cebola e alho, duas colheres de sopa rasas de sal fino, pimenta do reino moída na hora, meia xícara de molho amarelo de mostarda, meia xícara de molho inglês, suco de um limão galego, uma colher de sopa bem cheia de tempero do Edu Guedes, uma de páprica picante e uma rasa de lemon pepper. Depois de espalhar tudo muito bem por toda sua superfície, deixei-a num recipiente hermeticamente fechado na geladeira de um dia para o outro.

No dia seguinte aqueci uma panela de pressão grande e selei a carne, em um pouquinho de azeite, em ambos os lados, até deixá-las morenas. Adicionei, então, dois copos de água fresca no recipiente da marinada e despejei tudo na panela de pressão, por sobre a carne. Adicionei, ainda, o conteúdo de uma latinha (350ml) de cerveja escura Petra, tampei a panela e, depois que pegou pressão, marquei 40 minutos.

Passado este tempo, abri a panela e adicionei uma cenoura descascada e fatiada, além de duas cebolas médias, também sem casca, cortadas em cubinhos. Coloquei mais um pouco de água fresca (um copo), fechei-a novamente e deixei cozinhando mais uns 20 minutos.

Findo este prazo, verifiquei que a carne estava macia e bem cozida. Retirei-a da panela, fatiei-a e levei-a para uma travessa grande. Deixei o molho bem suculento, apurando-o e engrossando-o um pouco (a cenoura e a cebola ajudaram nisso…), corrigi o sal e o despejei sobre as fatias, para serví-las! Acompanhei-as com batatas cozidas e um vinho da uva Pinot noir.  Não sobrou quase nada… Bom proveito e até a próxima!

Veja também

acidente_teofilo_otoni03

Motorista de carreta envolvida em acidente se apresenta à polícia

WhatsApp Image 2024-12-23 at 09.31.15

Iema combate cativeiros ilegais de fauna em Aracruz

1374

O agronegócio brasileiro alcança um recorde: 300 mercados abertos em menos de dois anos

snapinsta.app_471430801_18053718914509012_4997223748923940646_n_1080

Queda de ponte entre Tocantins e Maranhão deixa 16 pessoas desaparecidas

detran

Detran|ES divulga calendário de vencimento do Licenciamento 2025

estudante freepik

Espírito Santo alcança seu melhor desempenho na OBMEP 2024

Afonso-claudio

Fortes chuvas destroem ponte provisória e derrubam barreira em Afonso Cláudio

arte e cronica

A Mega da Virada e o sonho brasileiro

Últimos artigos de Gastronomia

Sopa de letrinhas       

Arroz de costela bovina

Filé de peixe no forno   

Receita de Arroz a piemontese

Receita de Trouxinhas de mortadela, ricota e nozes