Gastronomia
Receita de Escondidinho de fruta-pão, ervilhas e frango desfiado
Publicado em 07/06/2024 às 10:48
Ganhei uma fruta-pão, já devidamente descascada e fatiada e resolvi fazer um purê com ela. Cozinhei-a bem, com pouco sal, e a espremi no espremedor de batatas. O resultado ficou muito bom, bem cremoso, pois coloquei um pouco de leite e de manteiga, além de uma boa dose de queijo parmesão ralado.
A fruta-pão, apesar de ser uma fruta que cresce até ficar quase do tamanho de uma bola de vôlei, possui em sua polpa uma quantidade enorme de amido. Esse amido, por sua vez, pode substituir o arroz ou a batata. Ela não contém glúten, além de ser rica em fibras, antioxidantes, potássio e cálcio. Com ela podemos fazer diversas opções e formas para degustá-la, como pães, bolos, sopas, guisados, tortas e outras mais.
Do purê que confeccionei comemos uma parte no almoço, acompanhando um saboroso pedaço de pernil suíno bem temperado e cozido na panela de pressão, cujo molho “ferrugem” é o grande segredo de qualquer preparação!
Com o restante do purê e aproveitando a carne desfiada de uma coxa e de uma sobrecoxa de frango do dia anterior, já prontinha para servir de recheio, tive a ideia de elaborar um “escondidinho”.
Para tanto adicionei um sachê de molho de tomate com manjericão e outro de ervilhas em conserva, devidamente escorridas, à carne de frango, misturando para homogeneizar.
Forrei, então, um pirex retangular com metade do purê, cobri-o com a mistura do frango desfiado e, por cima desta camada, coloquei o restante do purê. Salpiquei com uma porção generosa de queijo parmesão ralado grosso e levei tudo para o forno pré-aquecido a 180° até gratinar!
Servi ainda bem quente e acompanhei com arroz branco. Ficou delicioso! Vou repetir em outras ocasiões! Até a próxima!