Gastronomia
Receita de Cassoulet de frango
Publicado em 03/05/2024 às 10:36
Numa manhã de um sábado frio e chuvoso em Guarapari, ES, na casa de uma cunhada, pensando o que iríamos preparar para o almoço (éramos 5 pessoas…). Olhamos o que havia na geladeira: uma cebola grande, linguiça suína artesanal e coxinha da asa de frango. Então veio logo a ideia: porque não um Cassoulet de frango?
Este prato é oriundo da França e, originalmente, produzido com coxas e sobrecoxas de pato “confitadas” (cozidas no azeite sem fritá-las). Entretanto, nessa oportunidade, “abrasileiramos” a receita!
Fui até um supermercado e providenciei ½ kg de feijão branco, 4 cenouras grandes, 4 tomates italianos e um ramo de salsinha fresca. Chegando em casa, imediatamente catamos, lavamos o feijão e o deixamos de molho em água fria. Cortamos a cebola e os tomates em cubinhos, descascamos as cenouras e também as cortamos em cubinhos. Cortamos 1 kg da linguiça em pedaços de 3 cm de comprimento, escorremos e lavamos, novamente, o feijão e o colocamos na panela de pressão para cozinhar por uns 15 minutos, junto com a linguiça.
Passado esse tempo, adicionamos o frango, a cebola, os tomates e as cenouras, e cozinhamos por mais uns 10 minutos. Apagamos o fogo, deixamos a pressão sair e verificamos que o feijão ainda precisava de mais uns 5 minutos de cozimento. Então, com o feijão “no ponto”, provamos e corrigimos o sal (a linguiça já é salgada!) e, numa frigideira à parte, refogamos uma colher de sopa bem cheia de pasta caseira de alho e cebola e adicionamos uma concha do feijão cozido. Voltamos essa preparação para a panela de pressão, misturamos bem e deixamos tudo descansar, enquanto era produzida uma boa porção de arroz branco… Nesse tempo, picamos a salsinha bem pequenininha e salpicamos o Cassoulet.
Pronto o arroz, fomos para a mesa já posta, nos aguardando. Aí, depois de todos se servirem, ficou um silêncio “sepulcral”, sinal de que todos estavam apreciando bastante o almoço! Realmente ficou uma delícia! Esquentou o corpo e a alma!