Quatro incêndios florestais em Venda Nova do Imigrante durante o feriado
Publicado em 08/09/2017 às 13:37
O feriado de 7 de setembro foi marcado por quatro incêndios florestais no entorno da área urbana de Venda Nova do Imigrante. O fogo atingiu os morros do Fileti e Zandonadi e também a vegetação próxima à caixa dágua da Cesan, além do morro próximo ao Batalhão da Polícia Militar (PM), no Centro de Venda Nova. O Corpo de Bombeiros (Cobom) informou que a suspeita é de que tratam-se de ações criminosas.
“Os bombeiros atuaram na região de 10h de quinta-feira até 1h desta sexta, atuamos ativamente em quatro incêndios florestais, infelizmente com suspeita de ações criminosas. Todos os incêndios foram debelados, exceção, ao morro do fillete, onde há ainda pequenas áreas quentes, contudo sob controle. Agora cedo (manhã desta sexta), a equipe que entra atuará pontualmente nesse local, tendo em vista o intenso desgaste de nossos militares no empenho de ontem (quinta)”, informou o comandante da 2ª Cia do 4º Batalhão o Cobom, Capitão Ramon Magevski Boles.
O capitão alerta a população para o período crítico, devido à falta de chuvas. “Há incêndios surgindo no mesmo dia, em pontos próximos da área urbana. A população não precisa entrar em pânico, pois estamos respondendo à demanda e a situação está controlada, mas os vendanovenses precisam defender o município das pessoas que estão provocando isso, denunciando-as. Incêndio gerado por causa natural é algo praticamente inexistente”.
Ele orienta ainda para que os cidadãos entrem em contato com o Cobom em caso de incêndio. “Não busquem combater as chamas por conta própria, pois incêndios são muito perigosos e temos diversos casos de bombeiros feridos na região. Não há grandes reservas ambientais ameaçadas, o principal foco de incêndio em mata nativa foi debelado. Portanto, não há motivo para maior alarde”, ressalta.