Quase metade dos brasileiros possuem contas em atraso, diz Datafolha

Publicado em 20/09/2021 às 18:50

Compartilhe

96962


source
Quase metade dos brasileiros possuem contas em atraso
Fernanda Capelli

Quase metade dos brasileiros possuem contas em atraso

O percentual de brasileiros que atualmente tem algum débito ou conta atrasada é de 45%, de acordo com pesquisa Datafolha realizada de 13 a 15 de setembro. Os outros 55% estão com essas obrigações em dia. Dívidas com cartão de crédito foram as mais citadas, por 25% dos entrevistados, seguidas pelos atrasos nos pagamentos de contas de luz (22%) e de água (16%).

Historicamente, o cartão de crédito é o maior acumulador de inadimplências. As dívidas com contas de luz podem ser explicadas devido à alta de 21% nos preços da energia, nos 12 meses encerrados em agosto, o que equivale a mais que o dobro do Índice de Inflação ao Consumidor (IPCA), o qual está em quase 10%.

A justificativa para isso é, em grande parte, o acionamento de usinas termelétricas, que são mais caras, para compensar a falta de geração hidrelétrica provocada pelo baixo nível dos reservatórios do país.

Outras despesas incluídas na pesquisa sobre os débitos foram: aluguel ou prestação de imóvel, 11%; gás, 8%; mensalidade de escola ou faculdade, 6%; prestação de automóvel ou motocicleta, também 6%; plano de saúde, 5%.

Leia Também

Segundo dados do levantamento, as mulheres (49%) estão mais endividadas que os homens (40%), e os pretos (53%) mais que os brancos (35%).

Os percentuais de inadimplentes entre desempregados à procura de emprego (62%), assalariados sem registro (50%), pessoas de 25 a 44 anos (53%) e aquelas com renda de até dois salários mínimos (54%), são destaques.

Por região, a taxa mais alta está no Norte/Centro-Oeste (53%), seguido por Nordeste (48%), Sudeste (42%) e Sul (36%).

Em maio, de acordo com a Serasa, 22% do total de dívidas são de contas básicas, como energia, água e gás. Além disso, também houve um aumento nos juros bancários, reajuste de planos de saúde, aluguéis, alta dos combustíveis e das contas de gás.

A popularidade do governo federal está sendo afetada com o aumento do custo de vida da população. O Congresso reage a isso, e já propôs projetos para subsidiar a compra de botijões de gás para famílias de baixa renda. Também foram propostas medidas para alterar o reajuste dos aluguéis, afinal o IGP-M (Índice Geral de Preços Mercado), referência para o reajuste de contratos de locação, acumulou um avanço de 31,12% em um ano, até agosto.

Veja também

policia-02-08-ft-gov-es-apreensao-ciclomotor

Operação integrada apreende 12 ciclomotores e flagra condutores sem habilitação

geral-02-08-ft-freepik-ceu

Temperatura começa a subir no estado nesta sexta-feira (02)

turismo-01-08-ft-Julio-Huber-cafe

Turista busca criar memórias e mergulhar na cultura do destino, diz estudo

saude-01-08-Foto-Fiocruz-Rondonia-exame-laboratorio

Exame para detecção de hepatite D criado na Fiocruz, é implantado no SUS

politica-01-08-ft-seag-plano-safra

Governo do Estado anuncia valor recorde para Plano de Crédito Rural da safra 2024/2025

geral-01-08-ft-gov-es-unidade-ensino-sejus

Sejus e Sedu inauguram salas de aula em unidade de regime provisório no Espírito Santo

geral-01-08-ft-freepik-carrinho-de-compra

A ‘taxa das blusinhas’ começa a ser cobrada a partir de hoje; saiba como calcular

saude-01-08-ft-gov-es

‘Agosto Dourado’: hospitais estaduais reforçam ações sobre aleitamento materno ao longo do mês