Quase 3 toneladas de embalagens de agrotóxicos recolhidas na Campanha Campo Limpo, em Marechal Floriano

Publicado em 27/02/2018 às 11:24

Compartilhe

Cerca de 70 produtores rurais de Marechal Floriano aderiram à Campanha Campo Limpo, realizada na semana passada. Foram entregues na Secretaria Municipal de Agricultura cerca de três toneladas de embalagens de agrotóxicos vazias – o equivalente a um caminhão-baú – que serão descartadas de maneira correta.

O local de entrega foi o Centro de Agronegócios – Secretaria Municipal de Agricultura. A Campanha Campo Limpo é uma parceria entre o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), a Secretaria de Agricultura de Marechal Floriano (Semag) e o Sindicato Rural de Domingos Martins e de Marechal Floriano (SR).

Quase 3 toneladas de embalagens de agrotoxicos recolhidas na Campanha Campo Limpo em Marechal Floriano 2O produtor Plínio Marcos Uhl, de Santa Maria de Marechal, cultiva café e banana. Ele entregou 32 embalagens vazias. “Tenho todos os cuidados quando preciso usar os produtos, principalmente para utilizar a quantidade indicada e não intoxicar a lavoura, evitando, também, o desperdício.” O produtor ressaltou, ainda, que usa todos os equipamentos de proteção individual no momento da aplicação.

O engenheiro agrônomo, César Abel Kröhling, recomenda aos produtores que procurem fazer o uso de produtos de classe toxicológica mais baixa. “Orientamos que o produtor dê preferência aos produtos de menor nível tóxico para o ser humano e para o meio ambiente.”

Além disso, é recomendado que o produtor faça o curso voltado para trabalhadores na aplicação de agrotóxicos. Outra orientação é que, no caso de culturas com alto grau de infestação de pragas e infecção por doenças, o produtor faça uso de rotação de produtos para não criar resistência para pragas e doenças.

Quase 3 toneladas de embalagens de agrotoxicos recolhidas na Campanha Campo Limpo em Marechal FlorianoÉ preciso que o produtor tenha o cuidado de nunca queimar nenhum tipo de embalagem. A fumaça produzida pela queima da embalagem é altamente contaminante para o solo e para o ser humano.

O secretário de Agricultura de Marechal Floriano, Sérgio Stein, destacou que é importante retirar das propriedades os galões e embalagens com restos de produtos. “É de suma importância também retirar os produtos com data de validade vencida”, lembrou o secretário.

Veja também

aquaviario-es

Estado vai receber recursos para construção de cinco novas estações do Aquaviário

seminario-sesa

Sesa participa de Seminário Regional de Fortalecimento da Gestão e Participação Social das Ouvidorias do SUS

agroindustrias

Agroindústrias apostam em minimamente processados para alimentação escolar no Espírito Santo

chuva

Quando volta a chover? Forte frente fria avança no fim do mês

hospital-amigo-da-crianca

Sesa mobiliza hospitais sobre selo Hospital Amigo da Criança

ruraltures

RuralturES promete explorar o turismo de experiência com estrutura imersiva

Governo-realiza-entrega-de-uniformes-e-materiais-esportivos-para-a-Copa-Sesport

Governo realiza entrega de uniformes e materiais esportivos para a Copa Sesport

Fundo-de-investimento-do-agro-cresce-147-nos-ultimos-12-meses

Fundo de investimento do agro cresce 147% nos últimos 12 meses