Prova gratuita para quem quer concluir os ensinos Fundamental e Médio
Publicado em 09/08/2017 às 12:45
Jovens e adultos interessados em obter os certificados de conclusão do Ensino Fundamental e do Ensino Médio ganharam mais uma oportunidade de alcançar esses objetivos com a abertura das inscrições para as provas do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja).
As inscrições para o exame, que é gratuito, já estão abertas e vão até o dia 18 de agosto. Os interessados devem se cadastrar pelo site http://enccejanacional.inep.gov.br. A aplicação do exame está marcada para o dia 22 de outubro, nos períodos da manhã e da tarde.
No Estado, as provas serão aplicadas nos municípios: Aracruz, Barra de São Francisco, Cachoeiro de Itapemirim, Cariacica, Colatina, Domingos Martins, Guaçuí, Guarapari, Linhares, São Mateus, Serra, Vila Velha e Vitória. Os locais de provas serão divulgados em breve.
A prova é destinada ao público com no mínimo 15 anos completos na data da prova para o Ensino Fundamental. Já para o Ensino Médio, os interessados podem solicitar a certificação desde que tenham no mínimo 18 anos completos na data da prova.
O exame voltado para o Ensino Fundamental será estruturado da seguinte forma: língua portuguesa, língua estrangeira moderna, artes, educação física e uma proposta de redação; matemática; história, geografia; ciências naturais. Já a prova de Ensino Médio abordará as temáticas de linguagens, códigos e suas tecnologias e uma proposta de redação; além de matemática e suas tecnologias; ciências humanas e suas tecnologias e ciências da natureza e suas tecnologias.
O Secretário Estadual de Educação (Sedu), Haroldo Rocha, falou sobre o número de pessoas que poderão ser atendidas por meio do exame. “A expectativa é atender em torno de 17 mil jovens e adulto – todos os jovens que estão fora da escola e os demais que queiram fazer a prova para concluir os estudos”, ressaltou o secretário Haroldo Rocha.
Além de gratuito, o Encceja é de participação voluntária, sendo ofertado aos jovens e adultos residentes no Brasil e no exterior, que não tiveram oportunidade de concluir seus estudos em idade apropriada.