Projeto de leitura e empoderamento feminino ganha destaque em Santa Maria de Jetibá
Publicado em 08/03/2022 às 16:30
Texto: Antonio Neto
Valorizar as mulheres é uma ação levada a sério em Santa Maria de Jetibá. Ontem (07), foi lançado o projeto de leitura “Empoderamento feminino: buscando o melhor de si”. O primeiro encontro aconteceu no Centro de Convivência da Terceira Idade, na tarde de ontem. O projeto é uma ação que tem o intuito de promover o empoderamento feminino, utilizando-se de todo o potencial que a literatura traz, reunido mulheres de diversas profissões e faixas etárias.
Este projeto é uma iniciativa da Biblioteca Pública Municipal, tendo à frente a bibliotecária Izabel Pansini, contando também com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo e com a parceria do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), Sindicato Rural, Secretaria de Ação Social, entidades religiosas e educacionais.
Sobre a necessidade de ações como esta, Lilian Hoffmann, psicóloga da equipe de referência de violência contra a mulher do CREAS, disse que a leitura pode ajudar a superar o modo de pensar o cotidiano, ajudando a construir um pensamento abstrato mais crítico e mais elaborado, além de possibilitar que a pessoa compreenda melhor os fatos sociais e políticos, o que resulta num movimento reflexivo de ampliação da consciência.
“A literatura e a filosofia, em especial, são dispositivos que podem despertar a afetividade nesse processo de construção mental agregado à imaginação do real ou de um fenômeno considerado de visualização impossível para o sujeito. A viagem pelo campo da imaginação auxilia a pessoa a acessar diferentes saberes e culturas, de certo modo a leitura genuína é um encontro intenso com o desejo de narrar-se nas histórias contadas, ou por afinidade ou por repulsa”, enfatizou.
Ela ainda destacou a importância da leitura. “A leitura é um entrelaçado de mundos, que ora se cruzam, ora se distanciam de modo atemporal, pois depende do espaço tempo vivido pelo leitor, ou seja, depende de suas vivências, experiências, sentimentos e emoções que este tem de si e do mundo. O segredo está na liberdade do pensamento, na medida em que o leitor de debruça sobre a obra, provocando uma profunda reflexão sobre o ‘modus operandi’, o modo de viver e reconhecer-se nessa cultura”, relatou.
A primeira obra a ser lida pelo grupo será o livro “Mulheres que correm com lobos”, de Clarissa PinkolaEstés. As mulheres que desejarem se unir ao projeto podem buscar informações na Biblioteca Publica Municipal de Santa Maria de Jetibá.