Projeto de escola de Santa Isabel incentiva o desenvolvimento rural
Publicado em 06/07/2023 às 14:36
Na manhã de ontem (05), na sede da Prefeitura de Domingos Martins, ocorreu uma reunião para a apresentação do projeto “Plantando Sonhos e Construindo um Futuro Promissor” da EMEF Santa Isabel, oriundo do projeto Agrinho, um programa de responsabilidade social do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-ES), em parceria com a Federação da Agricultura e Pecuária do Espírito Santo (FAES).
Estiveram presentes o prefeito Wanzete Krüger, as secretárias municipais Adenilde Stein (Educação e Esportes), Rejane Entringer (Cultura e Turismo) e Luciene Klein Tagarro (Governo). Também compareceram o presidente da Câmara Municipal Abel Fernando Kiefer e os vereadores Johnei Degen e Lorraine da AMAR.
Recebidas pelas autoridades locais, a professora Elisângela Werneck Machado Marçal e a coordenadora Ana Paula Biluca representaram a escola e apresentaram a iniciativa promissora à Administração Municipal. Também contribuem com os esforços coletivos as pedagogas Mariana Saiter e Jacimara Nunes, o corpo docente da EMEF Santa Isabel e a diretora Marivana Merscher. O projeto consiste em saber atuar na comunidade para melhorar o mundo, potencializar o protagonismo estudantil criando conexões, fortalecendo o agro e desenvolvendo, juntamente aos alunos, empreendedorismo, sustentabilidade e cidadania com ênfase no agronegócio, atividade que é um dos pilares da economia local.
No dia 1º de agosto, a escola sediará a Feira de Agronegócio Estudantil com a finalidade de integrar o projeto à comunidade. A turma do 6º ano está encarregada de cultivar uma horta orgânica utilizando a compostagem, adubo natural obtido de resíduos de alimentos que seriam descartados. O 7º ano está desenvolvendo um plano de negócios visando às possibilidades inovadoras da banana, principal cultura do município, que pode ser transformada em produtos inovadores.
Com foco no agroturismo, o 8º ano idealizou uma agência de turismo interdistrital que destaca as principais atrações de cada distrito de Domingos Martins, propondo ideias de translado e a criação de um portal online. Por fim, o 9º ano traz a proposta do empreendedorismo sustentável enfatizando a educação financeira no desenvolvimento de um plano de negócios focado na alimentação saudável e aproveitamento de alimentos.
A expectativa da escola é que os alunos levem para suas famílias o que aprenderam com o projeto e que apliquem os conhecimentos adquiridos no dia a dia da produção agrícola. Com as novas ideias, o desenvolvimento no campo ganha destaque e potencial, tanto em sustentabilidade como em saúde e empreendedorismo.
Além do apoio da Prefeitura e da Câmara, o projeto tem reuniões agendadas com as secretarias de Meio Ambiente e de Agricultura, com o SEBRAE e com o SICOOB para viabilizar a extensão do projeto para a população e a efetividade do que está sendo desenvolvido brilhantemente pelas crianças.
A população pode acompanhar o projeto e outras atividades da EMEF Santa Isabel pelo perfil da Rádio Escola no Instagram, é só procurar por @radiosanzaof e ficar por dentro de tudo!