Projeto de educação antirracista na primeira infância é lançado pela Unicef

Publicado em 26/05/2023 às 08:35

Compartilhe

maos-negras-racismo

Foto: Freepik

O  Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), em parceria com o Instituto Promundo, lançou na última terça-feira (23) a estratégia Primeira Infância Antirracista (PIA). O projeto pretende capacitar profissionais para o  combate ao racismo já na infância.

A solenidade ocorreu no período da manhã, às 9h, na Arena Carioca Jovelina Pérola Negra, na Pavuna, zona norte do Rio de Janeiro. A estratégia, que deve se estender para outras sete capitais brasileiras, é voltada para agentes da educação, saúde e assistência social.

A Primeira Infância Antirracista pretende sensibilizar os profissionais sobre os impactos do racismo no desenvolvimento das crianças. O projeto também é uma maneira de mobilizar a sociedade sobre práticas antirracistas no cotidiano de serviços de educação infantil.

“Também a gente fala como as famílias e cuidadores podem promover uma parentalidade antirracista, uma educação antirracista, independentemente se seus filhos são crianças negras, indígenas ou brancas”, disse a especialista em Desenvolvimento Infantil do Unicef, Maíra Souza.

“A PIA nasce com essa provocação, ou seja, com a ideia de não só sensibilizar sobre os impactos do racismo, mas também ter algo propositivo, oferecer caminhos, soluções e ferramentas que as pessoas possam incorporar e serem, de fato, antirracistas”, afirmou.

Com a PIA, a Unicef também procura dar maior visibilidade para o racismo e usar práticas preventivas e que possam reduzir os efeitos e o impacto do racismo nas crianças.

Junto com o projeto, será lançada uma série de materiais como cadernos e webséries, que estarão disponíveis de forma gratuita no site do Unicef .

Fonte: Portal IG

Veja também

titulo digital

Título digital dispensa documento físico para votação

fisk

Alunos exploram inglês em visita à fábrica de biscoitos em Domingos Martins

2023-09-12-segurança-urna

Você sabe o que pode e o que não pode no dia das eleições?

O TSE desmentiu a notícia falsa de que o voto seria válido como prova de vida de aposentados

Votar não servirá como prova de vida para aposentados

urna

Confira as mudanças de local nas Seções Eleitorais de Marechal Floriano

2º Prêmio da Música Capixaba - Bruno Leão (992) (1)

Não perca tempo: últimos dias para votar nos semifinalistas do 3º Prêmio da Música Capixaba

GIRONDA

Espírito Santo será um destino mais acessível e seguro com maior investimento em sinalização turística

taças

Como a Seleção poderia mudar em vista da próxima Copa do Mundo?