Professores questionam redução da extensão de carga horária de trabalho
Publicado em 25/05/2020 às 20:42
Alguns professores da rede pública de educação de Domingos Martins foram surpreendidos, na sexta-feira (22), alguns por e-mail, enviado pelos diretores de escolas, e outros por redes sociais, com a informação de um decreto que havia sido feito e que este documento se tratava do corte da extensão de carga horária.
A extensão de carga horária de trabalho é uma oportunidade que o professor tem de trabalhar mais, melhorar seu rendimento e essas horas são ofertadas aos docentes no momento de fazer sua contratação. Ao todo, a carga horária de trabalho não pode exceder 40 horas semanais.
O decreto do prefeito de Domingos Martins, Wanzete Kruger, foi assinado no dia 08 de maio e publicado no dia 14 do mesmo mês. Porém, segundo o áudio de alguns professores, esta informação só chegou de fato ao conhecimento deles, na última sexta-feira (22), restando pouco mais de uma semana para que os salários fossem depositados. Ouça o áudio de uma professora, que pediu para não ser identificada.
Já outra docente, que também pediu para não ser identificada, relata que o trabalho continua e achou estranho o fato da carga horária ter sido reduzida, se o trabalho vai continuar o mesmo. Ela ainda questiona o porquê não foram cortados os salários do poder executivo como um todo. Ouça o áudio abaixo.
A equipe de reportagem do Portal Montanhas Capixabas entrou em contato com a assessoria de comunicação da Prefeitura para obter mais informações sobre o decreto, uma vez que vários leitores entraram em contato com a redação do Portal, solicitando respostas relacionadas ao documento.
Artigos 21 e 22
A Prefeitura enviou a seguinte resposta à redação do Portal, por meio da assessoria de imprensa: “a Prefeitura informa que neste momento não se pronunciará sobre o assunto”. Ao todo, de acordo com o portal da transparência de Domingos Martins, mais de 80 servidores tiveram sua carga horária de trabalho reduzida.
Portal do Estudante
A Secretaria Municipal de Educação e Esporte, em parceria com a Empresa de Sistemas E&L, sem acréscimo de ônus à municipalidade, disponibiliza uma ferramenta para acesso às Atividades Pedagógicas não presenciais. A plataforma digital – Portal do Estudante, está disponível no site da prefeitura a partir de hoje (25) para os mais de 5 mil estudantes da rede municipal.
Com a suspensão das aulas por causa da pandemia do COVID -19, foi necessário uma adaptação no sistema educacional. O uso da tecnologia representa mais uma possibilidade para que os estudantes da rede municipal tenham acesso às atividades disponibilizadas por seus professores.
Além dos grupos de Whatsapp, E-mail, SMS, Google Drive, material impresso entre outros, as famílias passam a ter acesso a esta ferramenta para colaborar com os estudantes da Educação Infantil, Anos Iniciais e Finais do Ensino Fundamental e a Educação de Jovens e Adultos.
Passo a passo de acesso:
Acesse o site: http://www.domingosmartins.es.gov.br/, clique no banner “PORTAL DO ESTUDANTE”, que fica abaixo das matérias em destaque. (ATENÇÃO: o banner é o segundo que rola em forma de slides). Ao clicar, o banner o conduzirá ao portal da educação. Basta clicar no link Portal do Estudante Ensino Fundamental ou Portal do estudante da EJA.
Ou, basta clicar nos links abaixo:
Portal do estudante Ensino Fundamental: https://edu.cloud.el.com.br/es-domingosmartins-pm-edu/paginas/portalEstudante/index.xhtml
Portal do estudante da EJA: http://aulaonline.cloud.el.com.br/es-domingosmartins-pm/ead/