Produção de mel em Marechal Floriano ganhará reforço
Publicado em 18/08/2017 às 13:17
Marechal Floriano tem uma produção média anual de 70 mil toneladas de mel. São diversas famílias no município que fazem dessa atividade sua principal fonte de renda. O projeto Casa do Mel, que foi anunciada pela Prefeitura a fim de valorizar os apicultores, vai fortalecer o setor e a economia da cidade.
O projeto para a construção já foi apresentado pelo prefeito Cacau Lorenzoni e está em fase de licitação. A previsão é de que as obras tenham início ainda este ano em um terreno de 540 m², doado por um apicultor, na localidade de Boa Esperança. O empreendimento atenderá inicialmente de 10 a 15 famílias, e tem o objetivo de ser estendido a todos os apicultores da cidade.
A Casa do Mel permitirá que os produtores do município tenham o selo de inspeção municipal, certificado obrigatório para comercializar os produtos em comércios dentro e fora da cidade. Além disso, facilitará o processo de embalagem dos produtos. Para o apicultor Delmir Littig, a conquista é a concretização de um sonho para sua família, que exercem essa atividade.
“Sonhamos com um espaço para a nossa produção há muito tempo. A Casa do Mel será uma forma de valorizar o nosso trabalho, de movimentar a economia do município por meio do mel, de incentivar o empreendedorismo e o agroturismo”, disse Delmir.
De acordo com o secretário municipal de Agricultura, Sérgio Stein, o investimento será de R$ 300 mil, e o objetivo é fomentar a produção de mel no município e vender para outros estados do país.
“O primeiro passo será valorizar e profissionalizar ainda mais os apicultores. Já somos referência em mel e temos potencial para nos destacarmos em todo o país”, afirmou o secretário.