Procissão luminosa e coroação da imagem de Nossa Senhora da Penha em Marechal Floriano
Publicado em 15/04/2018 às 11:56
As duas grandes atrações da Festa de Nossa Senhora da Penha em Marechal Floriano – uma procissão luminosa e a coroação da imagem da padroeira do Espírito Santo – levaram mais de 600 adultos e crianças católicas, neste sábado (14), às ruas da cidade de Marechal Floriano e a seguir à Matriz de Sant’Ana.
O atrativo inicial foi a procissão luminosa, em honra á Nossa Senhora da Penha, que teve a sua imagem transportada sempre por quatro mulheres em revezamento constante e fechou as vias públicas da cidade passando, após deixar a Matriz, pela Avenida Presidente Kennedy e Praça José Henrique Pereira.
A procissão luminosa seguiu pela Rua Santana, Rua Valdemar Mees e Rua Emilio Hulle, no centro de Marechal Floriano, retornando para Avenida Presidente Kennedy até a igreja. Durante a procissão destaques para um grande número de orações e mais ainda para os hinos sacros.
As canções sagradas foram entoadas em som alto por todos os participantes da procissão luminosa, além de um violonista do grupo musical católico, sobre a carroceria de uma caminhonete. A chegada da imagem na igreja, à frente da procissão coordenada pelo padre Ramadhani, foi emocionante.
Após a chegada foi iniciada a celebração da Coroação de Nossa Senhora da Penha. A imagem ficou entre cerca de 60 meninos e meninas representando as comunidades pertencentes à Paróquia de Sant’Ana. Todos os menores se vestiram a caráter para receber a imagem da santa e coroá-la.
Pelo menos dez crianças cantaram os vários hinos sozinhos ou acompanhados na entrada e permanência da imagem no altar. Ela recebeu um véu, uma réplica de coração pendurado no pescoço e finalmente a coroa posta em sua cabeça pelo menino Lucas Delpuppo.
Momentos emocionantes não faltaram na tarde e noite deste sábado (14). Destaques na procissão com o levantar das velas acesas simultaneamente sempre a pedido do padre Emanuel Ramadhani, organizador das duas manifestações católicas da noite deste sábado.
O ministro da Matriz de Sant’Ana, Martin Trarbach, aproveitou o momento de alegria dos participantes da procissão e da coroação e agradeceu em nome da igreja católica florianense o apoio das famílias de aproximadamente 60 crianças, que não mediram esforços para incluí-las no grupo da Coroação de Nossa Senhora da Penha. “Aproveito para reforçar o convite para a festa amanhã (15)”, sorriu.
O padre Emanuel Ramadhani rezou para os enfermos, acompanhado por todos, e durante o período da celebração ficou atento aos hinos sacros cantados pelos meninos e meninas, acompanhados por mais de 500 católicos que lotaram a igreja. “Agradecemos a presença de todos”, disse.
Para Jocilene Stein, a celebração da Coroação de Nossa Senhora da Penha foi alicerçada por momentos interessantes, religiosos e principalmente alegres. “Havia até bebês ensaiando dancinhas no meio da criançada que cantava. Foi um encontro maravilhoso em todos os sentidos”.
Segundo o motorista Geraldo Capelini, a procissão luminosa foi espetacular e ficava mais charmosa quando mudava de situação no momento em que as velas iam para o alto nas mãos dos católicos. ‘“Chamava a atenção das pessoas que estavam nas ruas e muitos, por isso, nos acompanhavam”, disse.