Prisão de mandantes do caso Marielle elucida modus operandi das milícias do RJ

Publicado em 25/03/2024 às 08:23

Compartilhe

brasil-25-03-Foto-Renan-Olaz-Camara-Municipal-do-Rio

Foto: Renan Olaz/Câmara Municipal do Rio

“Esse momento é extremamente significativo, é uma vitória do Estado brasileiro”, afirmou o ministro da Justiça e Segurança Pública (MJSP), Ricardo Lewandowski, em entrevista coletiva neste domingo (24). A afirmação é referente à prisão preventiva de três suspeitos dos homicídios da vereadora Marielle Franco e do motorista Anderson Gomes, em 14 de março de 2018, no Rio de Janeiro (RJ). O pronunciamento aconteceu no Palácio da Justiça, em Brasília (DF).


“Neste momento nós temos, bem claro, os executores deste crime, podemos dizer odioso, hediondo, por ser um crime de natureza política. A Polícia Federal, em suas investigações identificou os mandantes e os demais envolvidos”, observou o ministro, que não descartou o envolvimento de outros participantes no crime.


Iniciada na manhã deste domingo, a Operação Murder Inc prendeu Domingos Brazão, conselheiro do Tribunal de Contas do Rio de Janeiro (TCE-RJ), o deputado federal Chiquinho Brazão (União Brasil-RJ), e Rivaldo Barbosa, ex-chefe da Polícia Civil do Rio de Janeiro. As prisões ocorrem após o Supremo Tribunal Federal (STF) homologar a delação premiada do ex-policial militar Ronnie Lessa, que está preso desde 2019 sob acusação de ser um dos executores do crime. Lessa indicou quem eram os mandantes e também a motivação do crime.

“Nesse momento a Polícia Federal encerra essa fase da investigação, apontando não só os mandantes, mas também apontando aqueles executores e aqueles intermediários e que de alguma maneira tem alguma relação com crime. Isso não anula, invalida que outras operações possam ser adotadas a partir desta etapa das apreensões, da análise de material que será feita e encaminhada ao Poder Judiciário”, afirmou o Diretor-Geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues.

Sobre o inquérito, o diretor da PF afirmou, ainda, que durante os primeiros cinco anos houve a tentativa de desviar o foco da investigação dos verdadeiros mandantes. Um dos suspeitos presos nesta manhã, o delegado Rivaldo Barbosa, foi nomeado chefe da Polícia Civil do Rio de Janeiro no dia 8 de março de 2018. “Pode ser dito que, já antes do crime, havia uma relação indevida desse, que era então chefe da Delegacia de Homicídios, e depois chefe de polícia para desviar o foco da investigação daqueles que são os verdadeiros mandantes do crime”.

Motivação

Ainda de acordo com Andrei Rodrigues, o relatório policial do caso aponta que a motivação do crime faz parte de um contexto que envolve o crime organizado, as milícias no Rio de Janeiro, regularização fundiária e a defesa do direito à moradia.

“A motivação básica do assassinato da vereadora Marielle Franco, que se opunha justamente ao grupo que, na Câmara Municipal do Rio de Janeiro, queria regularizar terras para usá-las com fins comerciais, enquanto que o grupo da vereadora Marielle queria utilizar essas terras para fins sociais, para fins de moradia popular”, esclareceu o ministro Lewandowski.


“O que este relatório policial e as longas investigações revelam é o modus operandi das milícias no Rio de Janeiro, que é bastante sofisticado, complexo, que se espalha infelizmente por todo o estado e por várias atividades. Tenho a impressão que, a partir deste caso, nós podemos, talvez, desvendar outros casos ou pelo menos seguir o fio de um novelo, cuja dimensão ainda não temos clara. Essa investigação é uma espécie de radiografia de como operam as milícias e o crime organizado no Rio de Janeiro”, concluiu o ministro.


A vereadora Marielle Franco e o motorista Anderson Gomes foram assassinados em 14 de março de 2018, no Rio de Janeiro. Eles foram baleados após participarem de um evento público na capital do estado. O carro foi atingido por 13 tiros. Além de ativista dos direitos humanos, da igualdade e do respeito à identidade de gênero, Marielle era uma obstinada estudiosa do sistema de Justiça e de seguranças pública.

Fonte: Agência Gov

Veja também

incendio em vni

Mais de 10 bombeiros tentam conter incêndio em Venda Nova do Imigrante

hospital de domingos martins

Hospital de Domingos Martins não atenderá clientes da Unimed

aves brasileiras

Aves brasileiras de exibição e reprodução serão exportadas para o México

semana da pátria

Semana da Pátria tem início neste fim de semana com exposição, pedalaço e desfile cívico-militar

MUNDO 30-08 - Xiaomi SU7  Foto reprodução  X

Novo carro da Xiaomi é tão potente que exige teste de direção para aquisição

brasil 30-08 - ft reprodução - queda teto santuario Recife

Teto de santuário desaba no Recife e deixa dois mortos e mais de 20 feridos

mat paga 30-08 - mundo

O que é CashBack em cassinos online?

esportes 30-08 - Foto Ricardo Saibro - Hugo Cibien

Piloto Hugo Cibien disputa mais uma etapa da Copa Truck no Paraná