Primeiras doses da vacina contra a dengue chegam a Domingos Martins
Publicado em 23/02/2024 às 16:29
O primeiro lote de vacinas contra a dengue chegou a Domingos Martins na manhã desta sexta-feira (23), com 855 doses do imunizante. Seguindo as orientações do Ministério da Saúde, a vacinação será iniciada pelas crianças de 10 a 11 anos e irá avançar a faixa etária progressivamente, assim que novos lotes forem entregues pelo laboratório fabricante.
O público-alvo da vacinação, o grupo de 10 a 14 anos, foi acordado entre os conselhos representantes dos secretários de saúde estaduais e municipais, seguindo a recomendação da Câmara Técnica de Assessoramento em Imunização (CTAI) e da Organização Mundial de Saúde (OMS).
A Secretaria Municipal de Saúde, com base na proporção de faixa etária do município segundo levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), definiu que serão aplicadas 412 doses em crianças de 10 anos e 443 doses em crianças de 11 anos, não podendo, em hipótese alguma neste momento, ser aplicada a vacina em quem já tenha completado 12 anos de idade no dia da vacinação.
Na próxima segunda-feira (26), a partir das 8h, a sala de vacinas do Centro Municipal de Saúde Dr. Humberto Saleme Do Valle, na Sede, poderá ser procurada por quem desejar receber a imunização contra a dengue. O atendimento será por ordem de chegada mediante distribuição de senha.
A vacina também será aplicada nas escolas, mediante autorização prévia dos responsáveis, e as doses destinadas ao interior do município serão redistribuídas também no início da próxima semana.
A segunda dose será aplicada três meses após a primeira, completando o esquema vacinal. Segundo informações da Prefeitura, se houver manifestação de doença febril, a pessoa não poderá ser vacinada. Também há contraindicação para imunização em caso de infecção pelo vírus da dengue a menos de seis meses, devendo ser respeitado esse prazo para que seja aplicada a vacina.
Fonte e foto: PMDM