Previsão de muita chuva no Estado até sexta-feira
Publicado em 29/11/2017 às 13:06
O Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), emitiu um aviso meteorológico de alerta para todo o Estado. O estado de atenção emitido pelo Incaper prevê chuva expressiva (grande acumulado) em vários trechos do Estado entre a noite do dia 30/11 (quinta-feira) e a noite do dia 01/12 (sexta-feira).
Todas as áreas do Estado fazem parte do alerta, principalmente alguns municípios que têm registrado grande volume de chuva nas últimas 24 horas. Algumas cidades da região de montanhas se destacam: Alfredo Chaves (144,4 mm); Venda Nova do Imigrante (99,6 mm); Castelo (74,0 mm) e Santa Maria de Jetibá (71,0 mm).
O Incaper orienta para que os moradores acompanhem com mais frequência a previsão do tempo, uma vez que as condições meteorológicas podem mudar no decorrer do prazo de validade do aviso.
Em caso de situação de perigo iminente, recomenda-se entrar em contato com os órgãos de Defesa Civil, para que os mesmos tomem as medidas adequadas, visando minimizar os impactos causados por essas condições meteorológicas adversas.
CHUVAS HOJE – As chuvas previstas para esta quarta-feira (28) em todo o Espírito Santo podem ocasionar quedas de barreiras, deslizamentos e enxurradas segundo o Centro Nacional de Monitoramento de Desastres Naturais (Cemaden).
O alerta é mais forte para as regiões Sul, Centro-Serrana e Metropolitana. Nesses locais o risco de ocorrer inundações e enxurradas é considerado de nível três, em uma escala que vai até quatro.
Em alguns pontos a chuva já deixa moradores em estado de atenção. Em Castelo, o rio que atravessa a cidade subiu 2,3 metros segundo a Defesa Civil municipal. O nível da água ainda não alaga as ruas do centro da cidade, mas deixa moradores em alerta. Segundo o órgão, não há registro ainda de transtornos maiores.
Já em Conceição do Castelo, a quantidade de chuva que caiu durante a noite também foi grande e o nível do Rio Conceição do Castelo está subindo. Nenhuma ocorrência foi registrada pela Defesa Civil até o momento no município.