Prefeitura repassa quase R$ 1 milhão para APAE de Santa Maria de Jetibá
Publicado em 11/06/2017 às 10:32
Para contribuir com os custos de manutenção da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Santa Maria de Jetibá, a Prefeitura assinou termos de cooperação e colaboração financeira com a instituição, no último dia 26 de maio, que prevê o repasse de R$ 929.778,06 no período de um ano.
O termo de cooperação nº 001/2017 prevê o repasse de R$ 222.315,70, o termo de colaboração nº 002/2017 repassará R$ 245.420,80, e o termo de colaboração 003/2017 repassará R$ 462.041,56 de recursos da Prefeitura à Apae.
De acordo com a Prefeitura, no ano de 2016 o valor repassado foi de 816.461,00. Dessa forma, o valor que será repassado no ano de 2017 representa um aumento de R$ 113.317,06 em relação ao ano anterior, o que corresponde a cerca de 12% a mais.
Os repasses financeiros oriundos da parceria com a Secretaria de Trabalho, Desenvolvimento e Ação Social serão usados para o pagamento dos salários de uma assistente social, um psicólogo, um orientador social, cinco facilitadores de oficina, um terapeuta ocupacional, um educador físico e um cuidador. Além disso, também custeará o pagamento de gás de cozinha, água, energia, telefone, combustível e material de consumo para as oficinas.
O convênio assinado pela Secretaria de Saúde será destinado para a prestação dos serviços de saúde, através do atendimento de 215 pessoas com deficiência intelectual e/ou múltiplas e seus familiares, desenvolvidas por uma equipe multidisciplinar. Também serão realizados 600 testes da orelhinha durante o período de 12 meses, de acordo com a demanda do município.
Pelo programa ligado à Secretaria de Administração, o repasse terá a finalidade assistencial, ou seja, para o custeio de despesas com pessoal de apoio administrativo não qualificado à saúde ou assistência social, para que os programas das Secretarias Municipais envolvidas possam ser executados.